Document details

SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico

Author(s): Fernandes, Carla Patrícia Teixeira

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5976

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): e-learning; Learning objects; TIC; SCORM; IMS Learning Design; Reload Editor


Description

Os sistemas, tecnologias e modalidades de e-learning têm vindo a evoluir ao longo da última década. Actualmente, caminhamos para um modelo que desenvolve as competências do aluno de forma personalizada, como suporte ao ensino presencial ou de forma não presencial. As preocupações tecnológicas têm vindo a dar lugar a preocupações com os conteúdos e competências de aprendizagem. Por conseguinte, este trabalho consistiu num estudo de caso, para avaliar a exploração de objectos de aprendizagem, construídos em conformidade com as normas SCORM e IMS Learning Design, enquanto complemento do ensino presencial. O estudo de caso incidiu sobre um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária Miguel Torga de Bragança. Na criação e exploração dos objectos de aprendizagem foram usadas principalmente as seguintes tecnologias: a plataforma Moodle para pacotes SCORM concebidos no Reload Editor e a Plataforma LAMS (Learning Activity Management System) para pacotes Learning Design. Após verificar o estado actual de aplicação destas tecnologias neste grau de ensino, na avaliação da exploração dos objectos de aprendizagem recorreu-se tanto a técnicas de recolha de dados quantitativas (questionários) como a técnicas de recolha de dados qualitativas (grelhas de observação e entrevistas). Genericamente, fruto dessa avaliação constatamos essencialmente o seguinte: i. Os professores continuam muito resistentes à mudança do actual paradigma de ensino. ii. Os alunos reagem bastante bem à introdução deste tipo de tecnologias, na melhoria da sua forma de aprendizagem. iii. As plataformas têm actualmente sofrido bastantes melhorias mas, mesmo assim, julgamos que ainda se pode fazer mais e melhor, no aproximar destas ao uso habitual por parte dos professores e alunos.The systems, technologies and modalities of e-learning have come to evolve throughout the last decade. Currently, we walk for a model that develops the abilities of the pupil in a personalized way, has supported to actual presential education or not presential form. This work consists of a case study, to evaluate the exploration of objects of learning, constructed according to the SCORM norms and IMS Learning Design, as complement of actual presential education. The case study focused on group of students of the 9th year of school Miguel Torga in Bragança. In the establishment and operation of learning objects were used primarily the following technologies: the Moodle platform for the SCORM packages designed in Reload Editor and platform LAMS (Learning Activity Management System) for packages Learning Design. After checking the current state of implementation of these technologies in this grade, for evaluating the exploitation of learning objects, we have used both data collection techniques (questionnaires) as quantitative techniques and qualitative data collection (observation and interviews). Generally, the results of this evaluation are essentially: i) Teachers are very resistant to changing the current paradigm of teaching; ii) Students react very well to the introduction of such technologies, to improve their way of learning; iii) iii) Platforms currently have suffered many improvements, but even then we still can do more and better in bringing these to the habitual use by teachers and students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Vitor
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents