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Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Valpaços, Maria Manuela Teixeira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7639

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Crianças; Pedagogia da participação; Envolvimento; Atividades integradoras; Children; Pedagogy of participation


Description

O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito da realização da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório pretende-se retratar aquilo que foi o nosso estágio neste ciclo de ensino, apresentando e refletindo sobre algumas das atividades de ensino-aprendizagem realizadas. Salienta-se que foi na sequência das observações iniciais realizadas que delineámos a nossa ação educativa. Nestas observações iniciais pareceu-nos que o trabalho desenvolvido na turma se baseava na pedagogia da transmissão, e foi partindo da vontade de alterar este modo de fazer pedagogia que orientámos a nossa ação, numa tentativa deliberada de promover a pedagogia da participação. Assim, procurámos desenvolver uma prática promotora de situações de aprendizagem potenciadoras do envolvimento e motivação das crianças no processo de ensino-aprendizagem, abandonando a pedagogia transmissiva e algumas práticas que vinham sendo implementadas. Importa referir que a nossa prática foi sustentada em pedagogos que defendem uma prática educativa sustentada na pedagogia da participação, tendo, assim, por base uma cuidada consulta bibliográfica sobre o tema. Foram objetivos desta prática a promoção de uma aprendizagem ativa, centrada na criança, promovendo atividades integradas e integradoras, abrangendo todas as áreas curriculares. Para avaliarmos o trabalho desenvolvido e a forma como as crianças o percecionaram, recorremos, baseadas em Pascal e Bertram (2009), a alguns instrumentos de geração de dados, nomeadamente: Escala de Envolvimento da Criança; entrevista às crianças; produções escritas; e registos fotográficos. Os dados foram analisados e, mediante essa análise, os resultados parecem evidenciar que, de facto, no decorrer deste processo, o trabalho desenvolvido tendo por base a pedagogia da participação, se constituiu num meio potenciador do envolvimento das crianças no processo de ensino-aprendizagem.The probation report shows that arises in connection with the completion of the course of Supervised Teaching Practice (ESP), inserted into the Master of Teaching 1. First cycle of Basic Education. This report is intended to portray what was our stage in this cycle of teaching, presenting and reflecting on some of the teaching-learning activities carried out. It should be noted that it was following the initial observations made which outlined our educational activities. In these initial observations we verified that the work done in class was based on the pedagogy of transmission, and was based on the desire to change this way of doing pedagogy that guide our actions in a deliberate attempt to promote the pedagogy of participation. Thus, we sought to develop a practice that promotes learning situations potentiate the involvement and motivation of children in the teaching-learning, leaving the transmissive pedagogy and some practices that were being implemented. It should be noted that our practice has been sustained by educators who advocate a sustained educational practice in the pedagogy of participation, and thus based on a careful bibliographical research on the subject. Other objectives were to promote the practice of active learning, child-centered, promoting integrated and integrative activities, covering all curricular areas. To evaluate the work and how the children understood, resort, based on Pascal and Bertram (2009), some tools for generating data, including: Involvement Scale of the Child, to interview children, written production, and records photo. Data were analyzed and, through this analysis, the results seem to indicate that, in fact, during this process, the work based on the pedagogy of participation, constituted an enhancer through the involvement of children in the teaching-learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Elza
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
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