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Gestão Estratégica e sustentabilidade empresarial: Implicações na imagem da organização

Author(s): da Silva Sevalho de Oliveira, Maria

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10830

Origin: Instituto Superior de Gestão

Subject(s): gestão estratégica, triple bottom line, sustentabilidade empresarial, stakeholders, comunicação, marca e imagem


Description

A sustentabilidade ao longo dos anos vem ganhando espaço e foco no meio empresarial, como visto no estudo, no final do século XX houve um despertar para as questões ambientais, uma maior mobilização para as questões sociais e uma grande preocupação com a sobrevivência do negócio. O estudo apresenta uma abordagem fundamentada em estudos, em teses, nas literaturas e em pesquisas realizadas no âmbito das organizações como essas ações estão impactando de forma positiva o consumidor. Nas amostras coletadas identificamos as diversas percepções do consumidor em relação às práticas estabelecidas pelas organizações, e o reflexo que a marca e a imagem transmitem aos públicos-alvo e partes interessadas. De 450 questionários distribuídos, obtivemos 92 amostras dos grupos selecionados (Estudantes, Professores, Formadores de Opinião, Gestores e Profissionais das áreas de Responsabilidade Social e Ambiental) onde ficou demostrado que as organizações ainda estão no estágio muito tímido em relação as práticas efetivamente incorporadas nos seus planejamentos estratégicos, havendo uma grande necessidade de adoção de um modelo de gestão sustentável, que sirva de orientação estratégica as empresas. As amostras também sugerem a incorporação de projetos com participações mais relevantes dos stakeholders, que possa possibilitar que novas perspectivas sejam exploradas tanto para melhor gerenciar seus produtos quanto para criar soluções sustentáveis que atendam aos consumidores, que antes eram “ignorados” por falta de foco nos clientes e, consequentemente nos negócios. Vimos ainda, que as empresa nos dias atuais se não incorporarem em seus planos de negocio a gestão da sustentabilidade, ficam à margem da decadência, pela fraqueza de competitividade. Isto ocorre, principalmente, porque os consumidores estão preocupados em adquirir produtos de empresas que estão desenvolvendo ações práticas voltadas a sustentabilidade, firmados no triple bottom line. Outro ponto identificado nas amostras é a forma como as organizações falam com seus diversos públicos, que de acordo com Rampersad (2008) uma boa comunicação pode ajudar a construir a reputação de uma empresa; a posicionar a marca na mente do consumidor; ajuda a agregar valor ao produto e ao negócio; ajuda a oferecer informações da empresa ao mercado e gera atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Álvaro
Contributor(s) Repositório Comum
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