Document details

Estudo autónomo e aprendizagens individuais no 1º ciclo ensino básico

Author(s): Eusébio, Sara Isabel Calvo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11049

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Estudo autónomo; 1º Ciclo do ensino básico; Plano individual de trabalho; Pedagogia diferenciada; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Autonomous study; 1st Cycle of basic education; Individual work plan


Description

O presente projeto é o trabalho final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e apresenta uma investigação realizada no contexto de estágio no primeiro ciclo. Este foi realizado numa sala com crianças de idades compreendidas entre os nove e os onze anos de idade. A metodologia seguida na realização desta investigação foi a Investigação-Ação. Foi minha intenção analisar uma situação problema relevante e orientar a minha intervenção no sentido de promover uma pedagogia diferenciada. Ao longo da investigação, a minha intenção foi perceber de que forma o Estudo Autónomo contribuiu para o desenvolvimento aprendizagens das crianças. A minha intencionalidade fundamental foi a reflexão sobre o Estudo Autónomo, gerido pelas crianças, e da articulação com o Plano Individual de Trabalho (P.I.T) e, desta forma trabalharem as suas dificuldades. O presente projeto apresenta todas as etapas da investigação realizada, as intervenções implementadas e uma breve reflexão sobre os resultados alcançados.

This project is the final work of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education and presents a research carried out at the stage of context in the first cycle. This was done in a classroom with children between the ages of nine and eleven years old. The methodology used in conducting this investigation was the Research-Action. It was my intention to analyze a relevant problem situation and direct my speech to promote a differentiated pedagogy. Throughout the research, my intention was to understand how the Autonomous study contributed to the development of children learning. My basic intention was to reflect the Standalone Study, managed by children, and coordination with the Working Individual Plan (PIT) and this work their difficulties. This project presents all stages of its investigation, the implemented interventions and a brief reflection on the achieved results.

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pessoa, Ana Maria
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents