Author(s):
Pereira, Paulo Alexandre Monteiro Teixeira Cordeiro
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11980
Origin: Academia Militar
Subject(s): Marketing; Fontes de valor da marca; Imagem; Notoriedade; Guarda Nacional Republicana
Description
O objetivo desta investigação foi analisar a Guarda Nacional Republicana enquanto marca avaliada pelo seu público-alvo: o cidadão. Atendendo à amplitude do trabalho optou-se por realizar um caso de estudo de dois Concelhos limítrofes de Lisboa: Mafra e Sintra, onde estudámos os fatores que compõem as fontes de valor de uma marca: a imagem e a notoriedade Para atingir este objetivo iniciou-se o estudo por uma análise documental onde se abordaram temas de Marketing, em três das suas vertentes, Social, de Comunicação e a Marca bem como as fontes de valor desta, segundo vários autores. Este trabalho e constituído por duas partes, a primeira, prática, onde nos propusemos conhecer o estado da arte na vertente da notoriedade e imagem sendo que na parte prática se-utilizou os métodos de inquérito por questionário e entrevista Relativamente à pergunta de partida: Qual a importância da GNR para o cidadão dos Concelhos de Mafra e Sintra? Concluiu-se que relativamente à notoriedade (média de 5,12 em 7; 73.14%), o cidadão conhece a GNR apenas por fora, recorda-se com grande sucesso do símbolo/ logótipo (média de 5,77 em 7; 82,43%) e da farda (média de 5,69 em 7; 81,29) que os militares da GNR envergam, mas não conhece bem as suas missões à exceção da missão honorífica e de representação (média de 5,11 em 6; 85,16) e de fiscalização, regulação e controlo rodoviário (média de 4,89 em 6; 81,29%). Também se abordaram as Relações Públicas como forma de alavancagem da importância da GNR para o cidadão tendo-se concluindo que a GNR tem de aproveitar o fato de ser muito noticiada (elencado por 5/6; 83% dos entrevistados) como fator que as Relações Públicas têm de aproveitar para exponencia a sua imagem e notoriedade da Guarda junto do cidadão.
The objective of the present investigation is to analyse the Guarda Nacional Republicana (The Portuguese National Republican Guard) as a brand evaluated by its target-audience: the citizen. Attending to the amplitude of the subject, we developed a case-study in two Lisbon neighboring municipalities: Mafra and Sintra where we studied the factors that compose the brand equity: image and brand awarenes. In order to achieve the objective we started to analyse the existing bibliography where we aproaceh three Marketing subjects: the Social Marketing, the Comunicaton Marketing and Branding, as well as its brand equity acording to several authors. The presente paper is divided in two main parts. The first is the theorical one where we studied brand awareness and image. The second part, the field work one, we used questionaires and interviews. The starting question: What is the importance of GNR to the citizen of Mafra and Sintra? We concluded that regarding brand awareness (haverage of 5,12 in 7; 73,14%), citizens are aware of GNR but only from na outside prespective, one remembers its simbol/logo (haverage of 5,77 in 7; 82,43%) and its uniform (haverage of 5,69 in 7; 73,14%), however the citizen does not know very well its missions, excepting the honorific and representation (haverage of 5,11 in 6; 85,16%) and traffic control (haverage of 4,89 in 6; 81,29%). We also studied the Public Relations as a way of leverage of GNR’s importance to the citizen concluding that GNR must take advantage of being followed by the midia (selected by 5/6 of the intervieweds) as a way they have to exponenciate GNR’s brand equity near the citizen.