Author(s):
Fernandes, Pedro Miguel Caroço
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12088
Origin: Escola Naval
Subject(s): Conhecimento Situacional Marítimo, AISINTEL, Alertas AIS, Sistema AIS.; Maritime Situational Knowledge, AISINTEL, AIS alarms, AIS system.
Description
A Marinha é responsável pela vigilância e fiscalização dos espaços marítimos sob soberania e jurisdição nacional o que exige a compilação e análise de uma grande quantidade de dados. Neste sentido, o sistema AIS e os dados por ele fornecidos desempenham um papel preponderante para o desenvolvimento do Conhecimento Situacional Marítimo (CSM) nas águas sob jurisdição portuguesa. A informação fornecida por este sistema permite identificar e seguir os movimentos dos navios, possibilitando a criação de conhecimento até então praticamente inexistente. Neste âmbito, têm surgido nos últimos anos várias aplicações para gerir e monitorizar o panorama marítimo de superfície, numa perspetiva de apoio às operações correntes, mas também numa perspetiva de análise de informações e Business Intelligence (BI), como é o caso do protótipo AISINTEL. Este protótipo, desenvolvido pela Marinha, visa melhorar o CSM e permitir o teste e experimentação de novas funcionalidades de BI a partir de dados georreferenciados da navegação (dados AIS e MONICAP) e de outras fontes de dados relacionadas com o ambiente marítimo (dados METOC). Esta ferramenta teve a sua origem em dissertações de mestrado de alunos da Escola Naval na área do CSM, e tem conhecido um desenvolvimento incremental baseado em módulos independentes mas interligados entre si. A presente dissertação pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nesta área, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento de um novo módulo que permita o aviso antecipado de situações de risco, visando a diminuição da ocorrência de acidentes marítimos e monitorização de ocorrências que denotem algum comportamento suspeito.
The Portuguese Navy is responsible for monitoring and surveillance of the maritime areas under national jurisdiction and sovereignty which requires the compilation and analysis of a large amount of data. The AIS system and its data play an important role for the development of a Maritime Situational Knowledge (MSK) capability in the Portuguese areas of jurisdiction. The information provided by this system allows the identification and tracking the ships movement, enabling the creation of knowledge hitherto non-existent. In this context, several applications have emerged in recent years to manage and monitor the surface picture in order to support current operations and perform intelligence analysis and Business Intelligence (BI), as is the case of the prototype AISINTEL. This prototype, developed by the Portuguese Navy, aims to improve MSK and allows the test and experimentation of new BI functionalities from geo-referenced navigation data (AIS and MONICAP data) and other sources of data related to the marine environment (METOC data). This tool has its origins on the Naval Academy dissertations in the area of MSK and has known an incremental development based on independent but interconnected modules.This dissertation intends to carry on the work already made in this area, contributing thoroughly to the development of a new module that allows early warning of hazardous conditions, aiming to reduce the occurrence of maritime accidents and monitoring occurrences denoting any suspicious behaviour.