Document details

Combater a pobreza infantil, superando os fatores sociais que estão na origem da desigualdade de acesso ao domínio da língua materna

Author(s): Dias, Maria Teresa Saturnino Abreu Amil

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/19151

Origin: Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Subject(s): Pobreza infantil; Competências linguísticas; Hora do conto; Relação família-escola; Inclusão social; Serviço social


Description

Este trabalho surge como resultado de um estudo sobre uma intervenção desenvolvida entre 2015 e 2016 com um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, que frequentavam o 3º ano do 1º ciclo. Trata-se de um grupo de crianças proveniente de famílias pobres, socialmente excluídas, na sua maioria residentes na zona oriental da cidade do Porto em bairros sociais estigmatizados, cujo futuro parece condicionado desde os primeiros anos de vida. A forte interação estabelecida entre a autora e aquele grupo permitiu realizar em condições particulares de grande proximidade, uma intervenção sistemática envolvendo as crianças, a família e a própria Escola, num projeto denominado “Hora do Conto”, que tem como finalidade desenvolver as competências de língua materna, sociais, simbólicas e emocionais. Partiu-se do pressuposto de que, se a inclusão social destas crianças dependia do acesso a aprendizagens e qualificações escolares relevantes, seria igualmente importante reduzir a distância entre o universo escolar e o universo familiar, valorizando e reforçando a participação dos pais no processo educativo dos seus filhos e envolvendo a Escola num processo de partilha de saberes e de experimentação conjunta de práticas pedagógicas susceptíveis de responder às reais necessidades das crianças.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Queiroz, Maria Cidália
Contributor(s) Repositório Comum
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