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Formação profisional e a sua relevânica nas futuras autarquias em Angola: estudo exploratório

Author(s): Francisco Ndawanapo Tamuti Himuhanga

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21547

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Formação; Formação profissional; Desconcentração; Descentralização; Training; Vocational training deconcentration; Decentralization


Description

Este trabalho tem como objectivo central fazer uma análise de “um estudo exploratório sobre a formação profissional e sua relevância nas futuras autarquias em Angola”, sendo um país em franco desenvolvimento e com o desafio de conseguir colocar a formação na órbita das grandes preocupações dos decisores sobre o futuro da administração local e, ao mesmo tempo, oferecer quadros ao mercado de trabalho que, por terem sido treinados pelas instituições de formação, sejam reconhecidos como tendo valor acrescentado. Procurou-se com o presente trabalho apresentar teorias sobre a formação profissional e seu historial, bem como fazer a comparação dos processos de aquisição e inculcação de conhecimentos. O estudo faz ainda a análise da evolução da formação profissional na administração de Angola por períodos administrativos. Em termos das autarquias, o estudo visou uma perspectiva da evolução do processo de Desconcentração e Descentralização em curso no país desde 2001. Foi privilegiado o inquérito por questionário aberto junto aos funcionários do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) por ser o instituto afecto à formação dos quadros que integram a administração local do Estado.

This work has as main objective to make an analysis of “an exploratory study on vocational training and its relevance in the future authorities in Angola”, being a country in full development and challenges of getting put training in the orbit of the major concerns of decision-makers on the future the local administration and at the same time providing the labor market tables for having been trained by training institutions, are recognized as having added value. We tried to work with these present theories on vocational training and its history as well as making a comparison of the processes of acquisition and inculcation of knowledge. The study also makes analysis of the development of vocational training in the administration of Angola by administrative periods. In terms of municipalities, this study involved a perspective of the evolution of devolution and decentralization process underway in the country since 2001. He was privileged inquiry by open questionnaire, with employees of the Local Administration Training Institute (IFAL) for being the affection Institute the formation of the tables that make up the local State administration.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brazinha, Manuel Firmino
Contributor(s) Repositório Comum
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