Document details

O educuidar na creche e jardim-de-infância

Author(s): Dias, Daniela Pires

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4316

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Relatório de projeto de investigação; relatório de estágio


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente trabalho consiste num estudo de carácter transversal desenvolvido a partir das vivências ocorridas numa sala de Creche e noutra de Jardim-de-Infância no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e II, e tem como intenção a reflexão em torno da importância da acção pedagógica dos profissionais de educação, mais especificamente dos educadores de infância, ser fundada na relação entre as componentes de educar e cuidar, em ambas as valências (Creche e Jardim-de-Infância). Deste estudo resulta um conjunto de situações existentes à partida, que serão consideradas como situações-problema que giram em torno da desvalorização das práticas educativas do educuidar por ambas as profissionais que foram as educadoras cooperantes que acompanharam os meus estágios. Serão estas situações indesejáveis que irão constituir a problemática do trabalho que se traduz na distância que existe entre a situação desfavorável, existente à partida em ambos os contextos/salas, e uma situação optimizada, onde o educuidar é tido em conta. Ao longo do trabalho irei relatar situações de tentativas de diminuição desta distância, com vista a aproximar a situação à partida de uma situação optimizada. Neste trabalho pretendo elevar a abrangência do termo educuidar, para isso baseei-me na perspectiva de cuidado desenvolvida por Martin Heidegger. Fundo o meu estudo nesta valorização do cuidado, pois o cuidado faz parte de qualquer momento da intervenção do educador.

The current work represents a study of transversal character developed from experiences occurred in both a day care center and a Kindergarten, during internship. It's major goal is to reflect around the importance of pedagogical action concerning education professionals, more specifically childhood educators. From this study I found a series of situations that already existed, which will be considered like problems that are related with the desvalorization of educational practice from educare by both professionals that I had the oportunity to contact during all this process. This undesirable situations will be the main problem of my work that consists in the distance between this situation, which exists in both the day care center and the kindergarten, and a more optimized situation, where educare has a role in it. Has this work is being develop, I will report all attempts to minimize this distance, and therefore getting closer to an optimized situation. In this work I intend to raise the scope of the term "educare". For that I based on the prespective of care giving by Heidegger, because caring is a part of every moment in a chillhood educators life.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents