Document details

O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo

Author(s): Santos, Sandra dos

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6879

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Graffiti; Graffiti Stencil; Writer; Manifestação artística; Arte urbana; Cultura visual; Vandalismo


Description

Este estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano lectivo. Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples, aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si associado. Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística, para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12). Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão deste.

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Margarida
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents