Author(s):
Oliveira, Inácia Maria Gonçalves de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8634
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Educação para o desenvolvimento sustentável; Contratos de autonomia; Organizações escolares
Description
Este trabalho é um estudo exploratório sobre a implementação da educação para o desenvolvimento sustentável nas organizações escolares com contrato de autonomia. Tem como objetivo conhecer as potencialidades destes contratos na promoção e implementação de princípios e valores no domínio do desenvolvimento sustentável nas organizações escolares e nas comunidades envolventes. Apoia-se num quadro documental diversificado e nas perceções de diretores sobre os valores, comportamentos e atitudes favoráveis à implementação da educação para o desenvolvimento sustentável no contexto das organizações escolares. O corpo teórico revela a importância que as organizações escolares podem ter para a integração da educação para o desenvolvimento sustentável na sociedade e releva o papel de entidades internacionais na elaboração de recomendações que influenciam as políticas dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas. A abordagem metodológica baseia-se no paradigma qualitativo exprimindo-se através da interpretação do quadro teórico confrontada com os dados empíricos da investigação. Analisam-se quinze contratos de autonomia, selecionados aleatoriamente, e envolvem-se, mediante a realização de entrevistas semidiretivas, três diretores de escolas/agrupamentos com contrato de autonomia, selecionados por terem sido negociadores do primeiro grupo destes contratos. Este corpus é examinado na base da análise documental e da análise de conteúdo, constituindo um quadro de referência para a implementação da educação para o desenvolvimento sustentável nas organizações escolares. Os resultados da investigação evidenciam que o contrato de autonomia negociado entre as escolas e a tutela reconhece competências a vários níveis aos diretores e às organizações escolares. Os diretores entrevistados identificam potencialidades nas suas organizações escolares para a implementação da educação para o desenvolvimento sustentável com ênfase nos projetos e no estabelecimento de parcerias. O trabalho finaliza apontando um conjunto de linhas orientadoras no âmbito da implementação da educação para o desenvolvimento sustentável, bem como pistas metodológicas para um posterior prosseguimento de estudos.