Document details

Inovação no Turismo em Lisboa

Author(s): Esteves, Telmo Filipe Naves Torrão de Brito

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9634

Origin: Universidade Europeia

Subject(s): Inovação; Innovativeness; Turismo; Cluster de turismo; Turismo criativo


Description

Com o crescimento atual do Turismo em Lisboa, novos conceitos de negócio têm surgido na cidade com vista a dar resposta a uma Procura cada vez mais exigente e informada. A aplicação do conceito de Inovação no Turismo em Lisboa presente neste estudo centra-se na reflexão das caraterísticas e atividades inovadoras em casos particulares de empresas, no papel das entidades com importância nesta temática, e no potencial de atração turística em espaços criativos. De modo a proceder à caraterização da Inovação no Turismo em Lisboa, foi levado a cabo um inquérito por questionário a 30 empresas nas áreas da Restauração, Comércio, Alojamento e Animação Turística com relevância para a temática, assim como 30 entrevistas com vista ao aprofundamento dos dados obtidos, recolhendo informações provenientes do tecido empresarial, dos poderes local e central, e de espaços criativos na cidade. Como principais ilações retiradas do estudo destacam-se as várias razões quanto ao crescimento e impacto do Turismo na cidade; os fatores que indiciam a existência de um Cluster de Turismo em Lisboa, nomeadamente a cooperação e concentração de empresas do sector; o cariz inovador presente na totalidade de empresas em estudo, com maior incidência nas tipologias de Produto e Marketing; as tendências e caraterísticas das atividades de Inovação, sendo a diferenciação da concorrência e a melhoria da qualidade dos produtos as principais motivações neste âmbito; a heterogeneidade nas atividades de Inovação entre as áreas de atividade no Turismo; e o estabelecimento de espaços criativos enquanto locais apelativos a um específico segmento turístico.

With the current growth of Tourism in Lisbon, new business concepts have emerged in the city in order to respond to an increasingly critic and informed Demand. The application of the concept of Innovation in the Tourism in Lisbon in this study focuses on the understanding of the innovative features and activities in particular cases of companies, the role of entities with importance on this issue, and the tourist attraction potential in creative spaces. In order to reflect about the characterization of Innovation in the Tourism in Lisbon, it was carried out a questionnaire to 30 companies in the areas of Restaurants, Trade, Accommodation and Tourism Recreation relevant to this subject, as well as 30 interviews aimed at deepening the data, gathering information from the business community, local and central government, and creative spaces in the city. The main highlights drawn from this investigation are the various reasons regarding the growth and impact of Tourism in the city; the factors that indicate the existence of a Tourism Cluster in Lisbon, including cooperation and concentration of companies; the innovative behavior present in all companies in the study, mainly focusing on Product and Marketing; the trends and characteristics of innovation activities, where the differentiation from the competition and the quality improvement of products are the main motivations in this sector; the heterogeneity in innovation activities between the areas of activity in Tourism; and the establishment of creative spaces as appealing places to a specific tourist segment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents