Document details

A Influência da teoria da agência na estrutura de capital na indústria do calçado

Author(s): Santana, Marina Diana Gonçalves

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/5546

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Acionistas; Credores; Teoria da agência; Estrutura de capital; Proprietários; Agency theory; Capital structure; Owners; Shareholders; Creditors


Description

apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças sob orientação do Mestre Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira

Nota: 17 valores

Na sequência da publicação do artigo de Modigliani e Miller em 1958, desenvolveramse várias teorias sobre a estrutura de capital das empresas. Surgiram teorias sobre o efeito fiscal, sobre o Trade-off dos custos de falência e os benefícios fiscais do endividamento, sobre os custos de agência de dívida e do capital próprio e sobre a teoria da hierarquização das fontes de financiamento. O presente estudo pretende analisar a influência dos conflitos de interesse previstos na teoria da agência da estrutura de capital das empresas e identificar os determinantes que influenciam a escolha entre o financiamento alheio e o autofinanciamento ou financiamento por capital próprio. Com o objetivo de alcançar os objetivos propostos, para o estudo desta relação construíram-se dois modelos estatísticos e analisaram-se os modelos através da regressão linear uni variada, utilizando o SPSS. A motivação do estudo desta temática é pelo interesse de analisar o nível de endividamento e pela não existência de muitos estudos que foquem a relação entre a teoria da agência e a estrutura de capital. A vantagem do estudo é demonstrar se os conflitos de interesse implicam um maior nível de endividamento da empresa ou não. O estudo empírico recai sobre o setor da Fabricação de Calçado das empresas portuguesas em atividade, caracterizado por ser um dos setores mais competitivos e procurados pela qualidade dos seus produtos e pelo seu design. A informação foi recolhida através da plataforma SABI, disponibilizada pelo ISCAP. A investigação concluiu que a rentabilidade, reputação, dimensão, poupança fiscal não associada ao endividamento e a solvabilidade das empresas são as variáveis explicativas da escolha do seu nível de financiamento. A investigação sugere que a teoria da agência influência a estrutura de capital das empresas.

Following the publication of the article by Modigliani and Miller in 1958, developed several theories about the capital structure of companies. Theories have emerged about the tax effect on the Trade-off of bankruptcy costs and tax benefits of debt on the cost of debt and equity and the agency theory of hierarchy of financing sources. This study intends to analyze the influence of conflicts of interest provided for in agency theory of capital structure of firms and identify the determinants influencing the choice between outside financing and self-financing or equity financing. With the object to achieve the proposed objectives for the study of this relationship were constructed two statistical models and analyzed the models using linear regression uni varied, using SPSS. The motivation for the study of this issue is the interest to analyze the level of debt and the non-existence of many studies that focus on the relationship between agency theory and capital structure. The advantage of the study is to demonstrate whether conflicts of interest imply a higher level of indebtedness of the company or not. The empirical study is about with the sector Manufacture of Footwear of Portuguese companies in activity, characterized by being one of the most competitive and sought after for the quality of its products and its design sectors. The information was collected through the SABI platform, provided by ISCAP. The investigation concluded that profitability, reputation, size, tax savings not associated with the debt and the solvency of companies are the explanatory variables of choice on its financing level. The research suggests that agency theory influences the capital structure of companies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents