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Metodologia Seis Sigma: Implementação e Impacto nas PMEs Portuguesas

Author(s): Leite, David Pereira Dias

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/6256

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Seis Sigma; Metodologia; Ferramentas; PME; Disseminação; Motivações


Description

Dissertação de Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança

A metodologia Seis Sigma é uma abordagem de gestão, orientada para a melhoria dos produtos, processos e serviços de uma organização, com o objetivo de reduzir continuamente defeitos e obter benefícios financeiros quantificáveis (Anand, 2006; Goh et al. 2003; Linderman et al. 2006). Existem definições de Seis Sigma mais focadas nas suas métricas, enquanto que outras mais focadas em questões metodológicas. A definição de Seis Sigma como Abordagem de Gestão abrange as restantes, pelo que será a adotada no decurso deste trabalho. De acordo com os objetivos da sua implementação o Seis Sigma poderá ser desenvolvido através de diferentes metodologias. Caso a sua implementação seja direcionada para a melhoria da eficácia dos processos, recorre-se ao método DMAIC (Define, Measure, Analize, Improve and Control), enquanto que se além da eficácia, se visa também a eficiência, aplicar-se-ão em conjunto técnicas oriundas do Lean Management (Lean Six Sigma). Quando se pretende enfase na inovação, aplicam-se as metodologias DSFSS (Design For Six Sigma) utilizando as metodologias DMADV (Design, Measure, Analyse and Improve) e IDOV (Identify, Design, Optimize and Validate). Apesar de associada a grandes empresas e grandes retornos, o Seis Sigma parece ainda não ter vingado no tecido empresarial português. Este estudo teve como principal objetivo verificar o grau de disseminação do Seis Sigma nas pequenas e médias empresas portuguesas e constatar quais as motivações que levaram à adoção ou não desta metodologia. A população alvo do estudo foi as PME Excelência 2012, tendo-se utilizado como ferramenta de recolha de dados o questionário online. Através desta investigação, verificou-se que as PMEs não implementam a metodologia Seis Sigma, sendo a principal razão encontrada o desconhecimento desta metodologia por parte dos administradores e responsáveis da qualidade.

Six Sigma is a disciplined approach for dramatically reducing defects and producing measurable financial results (Anand, 2006; Goh et al. 2003; Linderman et al. 2006). There are other Six Sigma definitions some more oriented toward methodologies (e.g.) a) DMAIC-Define, Measure, Analyze, Improve and Control for effectiveness improvements; b) Lean Six Sigma fore effectiveness and efficiency improvements; c) DFSS- Design For Six Sigma using DMADV- Design, Measure, Analyze and Improve for incremental improvements and IDOV- Identify, Design, Optimize and Validate for radical improvement). Other definitions focus on metrics like process capabilities. Six Sigma definition as a Management Approach incorporates the other definitions and will be used as the framework for this research. Although it’s associated with big companies and considerable Return on Investments (ROI), there is not enough evidence of Six Sigma utilization within Portuguese companies. This study aimed to check the degree of spread of Six Sigma in small and medium Portuguese companies, and see what are the motivations that led to the adoption or non-adoption of this methodology. The study target population was the SME Excellence 2012 and it was used the online questionnaire as data collection tool. Through this research, it was found that SMEs do not implement the Six Sigma methodology, been the main reason the lack of knowledge by the administrators and quality managers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fonseca, Luis; Lima, Vanda
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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