Author(s): Lopes, Blandina de Jesus Santos
Date: 1999
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/13022
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Educação - Filosofia; Humanismo
Author(s): Lopes, Blandina de Jesus Santos
Date: 1999
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/13022
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Educação - Filosofia; Humanismo
A temática da reconstrução do sujeito, em termos de intersubjectividade (fundamentalmente comunicacional e dialógica), surge intimamente ligada quer com a contextualização histórica-cultural da contemporaneidade - no sentido da coexistência não pacífica de modernidade e de pós modernidade - quer ainda com a problemática, no âmbito da Filosofia da Educação, da possível reconfiguração do humanismo. Assim, a interculturalidade - enquanto fenómeno social dos nossos dias - e a pedagogia intercultural - enquanto reflexão antropológica-filosófica -, poderão dar os seus contributos para a afirmação e a concretização de um neo-humanismo pedagógico.