Author(s): Syder, Maria José Arnaut ; Ponce de León Romeo, Rogelio ; Duarte, Isabel Margarida
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/20097
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Leitura
Author(s): Syder, Maria José Arnaut ; Ponce de León Romeo, Rogelio ; Duarte, Isabel Margarida
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/20097
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Leitura
Considerando que, à meida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, na maioria das vezes, a problemas de compreensão leitora, o objectivo deste estudo exploratório de uma experiência na disciplina de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira - Espanhol, é tentar perceber as causas da pouca compreensão que os alunos têm dos textos que lêem, propondo algumas estratégias e materiais para ultrapassar as falhas detectadas. Faz-se uma primeira abordagem ao acto de ler, para de seguida se decompor todo o complexo processo da compreensão leitora, constituindo toda esta matéria o primeiro capítulo. Na segunda parte, apresentamos o trabalho realizado numa escola secundária, guiando-nos pelo objectivo proposto. Conclui-se com uma apreciação global dos resultados obtidos.