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Produção e segmentação de palavras iniciadas pelas sequências gráficas "es+C" e "ex+C" em falantes do Português

Author(s): Henriques, Maria Isabel Dias

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/7801

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Fonologia; Linguística


Description

As palavras iniciadas pelas sequências gráficas "es+C" e "ex+C" constituem uma área consensualmente considerada como problemática, sobretudo no que se refere à sua segmentação silábica. O estudo desenvolvido tem como objectivos: i) analisar a forma como estas estruturas se encontram representadas no conhecimento fonológico (CF) dos falantes, comprovando, assim, que o CF intuitivo dos falantes deve ser tido em conta pela teoria fonológica; ii) comprovar que a aprendizagem da língua (leitura/escrita) influencia a consciência fonológica; iii) verificar a existência ou não de vogal inicial subjacente nas sequências em análise; iv) verificar se as sequências têm uma representação subjacente igual ou distinta; v) constatar se se pode pode falar de variação em curso, caso estas sequências ocorram como tautossilábicas. Com estes objectivos em mente, foram seleccionados os informantes de diferentes grupos etários. Procedeu-se, assim, a um estudo com dez informantes do pré-escolar, dez informantes do 5º ano e outros dez do 9º ano. Aos informantes foi pedido que produzissem e segmentassem as palavras seleccionadas. No caso dos alunos do 5º e 9º ano foram realizadas gravações no Porto e em Lisboa, para testar o possível efeito da variável dialectal. A aprendizagem da leitura e da escrita influencia a consciencia fonológica e as sequÊncias são produzidas de forma diferente pelos falantes, comprovando-se a ideia que estas iniciais têm estruturas subjacentes distintas. Entende-se que o presente trabalho poderá contribuir para a compreensão do papel da linguagem oral e da consciência linguística dos falantes na aprendizagem da leitura e escrita. Pretende-se ainda avaliar a interferência da ortografia sobre o desenvolvimento do conhecimento fonológico.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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