Document details

O Contributo do intervalo escolar no padrão da actividade física diária : Uma Pesquisa em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico da cidade do Porto

Author(s): Silva, Pedro Miguel Ribeiro da

Date: 2002

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/9797

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto


Description

Os padrões de Actividade Física nas crianças são um importante elemento na saúde e no desenvolvimento das habilidades sociais e académicas. Durante o dia escolar o padrão de actividade física das crianças não tem sido quantificado objectivamente e em particular a actividade física nos tempos de intervalo. Este estudo teve como objectivo documentar os níveis de actividade física diários das crianças do 1º ciclo do ensino básico e determinar qual o contributo dos tempos de intervalo nesses mesmos níveis. Para tal foram recrutadas 32 crianças do ensino primário na cidade do Porto. A perda de alguns dados reduziu a amostra deste estudo para 22 crianças (10 rapazes e 12 raparigas), com idades compreendidas entre os 8-10 anos de idade (X= 8,86 ± 0,64; IMC= 18,53 ± 2,90). O acelerómetro CSA foi utilizado como medida objectiva de avaliação da actividade física habitual, tendo cada aluno utilizado o CSA durante 3 dias da semana de monitorização. Nos resultados deste estudo não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois sexos. A participação em actividades moderadas a intensas foi superior nos rapazes. O período de intervalo da manhã registou os maiores valores de actividade física nos dois sexos, as raparigas apresentam valores superiores de actividade física MVMV no intervalo. Os dados mostraram que as crianças parecem cumprir os níveis de actividade física recomendados para a saúde. Os dados sugerem também que os rapazes são mais activos, com maior expressão em actividades extra-curriculares do que as raparigas, e também com maior envolvimento em actividade MVMV diária.Palavras-chave: Crianças, Actividade Física Habitual, Intervalo, Acelerómetro

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents