Document details

Aprendendo com as práticas vivenciadas nos estágios pedagógicos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Alves, Joana Isabel

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1178

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Papel do educador; Educação pré-escolar; Docente generalista; Ensino básico (1º ciclo)


Description

Contemporaneamente a educação é a base de todo um processo de aprendizagem ao longo da vida, onde se articulam valores que dão origem a um projeto educativo e a um projeto pessoal. O presente relatório profissionalizante é o culminar do trabalho realizado durante os estágios no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se explana toda a prática vivenciada nestas duas valências de ensino. Elucida também os pontos fortes e fracos bem como as lacunas vivenciadas e as dificuldades ultrapassadas. Assenta num quadro teórico de referência e em práticas educativas, onde se dá voz às crianças, como participantes ativos no seu processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o papel do educador/professor assume uma extrema importância em proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo e significativo, dando alguns alicerces no desenvolvimento das crianças/alunos para que estes se tornem seres autónomos e capazes. Ainda de salientar, que enquanto docentes generalistas, devemos ter em consideração a continuidade educativa com práticas de articulação curricular ativa e ter como pressuposto de que a criança é um ser em desenvolvimento, o que leva a tornarmo-nos profissionais reflexivos e críticos da própria atuação educativa.

Nowadays, education is the foundation of a lifelong learning process where values that give rise to both an educational and a personal project are applied. This professional report is the result of the work carried out during the Preschool and Elementary school internships and outlines the experiences undergone within these two educational branches. It also clarifies the strengths and weaknesses as well as the problems faced and the difficulties that were overcome. It lies on a theoretical framework of reference and on educational practices where children are the main focus, actively participating in their teaching-learning process. This way, the educator/teacher assumes an extremely important role, offering an active and substantial learning environment to children/students and providing them with solid foundations regarding personal development, in order for them to become independent and competent. It is also important to state that we, in the quality of comprehensive teachers, must take into consideration the educational continuity with an active curricular continuum and we should also have in mind that children are developing human beings, which leads us to become reflective and critic towards our own actions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo