Document details

Um percurso vivido com um grupo heterogéneo de 3 e 4 anos

Author(s): Pereira, Mafalda Maria Lopes Pedroso Martins

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1282

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; Aprendizagem cooperativa; Heterogeneidade; Papel do educador


Description

Este relatório é respeitante às vivências a nível profissional e pessoal no decorrer da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através desta prática foi lançada a semente e feita a ponte entre o mundo teórico e o mundo profissional. Este estudo é um estudo qualitativo realizado numa IPSS e teve como objetivo a perceção de como é gerida a intervenção dos grupos heterogéneos a nível etário no jardim-de-infância. A grande motivação para este estudo foi o facto de o estágio ter sido realizado numa sala mista. Assim aprofundou-se este estudo recorrendo à entrevista e a quatro educadoras que já trabalharam com grupos heterogéneos. Também se vivenciaram atividades e projetos lúdicos com este grupo, que permitiram uma reflexão mais consistente e sustentada sobre a riqueza que advém do trabalho com o grupo heterogéneo. Para que este estudo se tornasse possível, foi necessário recorrer à revisão da literatura, à análise documental, observação e registos diversificados da prática para fazer a articulação entre a teoria e a prática. Através das leituras, da análise das entrevistas e da prática exercida durante o estágio profissionalizante, pôde-se concluir que para dar resposta a estes grupos heterogéneos é fundamental ter em conta a individualidade de cada criança, respeitar as etapas de desenvolvimento em que elas se encontram, os seus ritmos próprios e acima de tudo dar resposta às suas necessidades e interesses para proporcionar um desenvolvimento global e harmonioso de cada criança. Abstract This report concerns to that was experienced and lived on a professional and personal level, throughout the realization of a Master in Preschool Education. Through this practice has been launched the seed and done the bridge between the theoretical and the professional world. This study is a qualitative one done in an IPSS (Private Institution of Social Solidarity), and its aim was to discover how it is done the management of heterogeneous groups in terms of age on a kindergarten. The major motivation for this study was the fact that the professional stage had been performed in a mixed room. So we deepened this study using the interview done to four educators who have worked with heterogeneous groups. They were also experienced ludic activities and projects with this group, which allowed a consistent and sustained reflection over the richness that comes from working a heterogeneous group. For this study became possible, it was necessary to use the literature’s review, the document’s analysis, the observation and diversified registers to make the link between the theory and the practice. Through the readings, the analysis of interviews and the practice exercised during the professional training period, it was concluded that to respond to these heterogeneous groups it is essential to have in mind the individuality of each child, respect their own stages, their own rhythms and above all to respond to their needs and interests.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents