Author(s):
Silva, Fátima Maria das Neves Vaz Costa
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1781
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Deficiência mental; Défice cognitivo; Necessidades Educativas Especiais; Perturbações do desenvolvimento da linguagem; Perturbações do comportamento; Teste da linguagem PLAI; Grelha de observação de comportamentos
Description
Trabalho de Projecto Final apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Este estudo pretende ser um instrumento destinado a educadores e professores interessados na problemática do Défice Cognitivo, com Problemas de Linguagem e Perturbações do Comportamento associados, patologias bem complexas que requerem uma íntima conexão entre a pesquisa e a prática para que haja sucesso educativo. Para a sua concretização optamos por um Estudo de Caso que tem como objectivo avaliar e analisar o desenvolvimento cognitivo – linguístico de uma aluna de etnia cigana cujas características de aquisição e desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas, motoras, sociais e linguísticas se situam a um nível muito inferior ao esperado para a sua idade cronológica. Na componente empírica houve necessidade de proceder em dois momentos distintos, à aplicação dos seguintes instrumentos: uma Grelha de Observação de Comportamentos e um Teste de Avaliação da Linguagem, designado Preschool Language Assessment Instrument (PLAI). Através de implementação de estratégias de desenvolvimento e da comparação dos resultados obtidos no início e no final do nosso estudo podemos analisar os progressos a partir das competências manifestadas pela aluna. Pretendemos, ainda, sensibilizar quem tiver acesso a este trabalho que, para aceitar ou ajudar alguém com uma determinada problemática, se torna necessário, em primeiro lugar avaliar para conhecer, antes de intervir.