Document details

Das concepções sobre a inclusão dos professores do 1º ciclo do ensino básico a uma proposta didática nas ciências

Author(s): Beirão, Paula Nunes Gomes Dias Maltez

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1796

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Educação inclusiva; Formação inicial de professores; Professor; Ensino experimental das ciências


Description

Trabalho de Projecto Final Apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.

As crianças com necessidades educativas especiais estão, actualmente, a beneficiar de uma educação que decreta a sua inclusão nas salas de aula e a adopção de um currículo único. São alterações que reclamam uma mudança acentuada de ambientes e de papéis, concretamente do papel atribuído ao professor, no que espeita às suas práticas, atitudes e percepções. Durante a Formação Inicial de Professores afluem questões relacionadas com a vida escolar e criam-se bases para a construção do perfil do professor. Por isso, selecionou-se esse contexto, de ensino superior, junto dos alunos finalistas, para se apurar quais as concepões dos futuros professores, relativamente a uma Educação Inclusiva. A partir dos resultados obtidos, por via dos questionários, elaborou-se um Proposta Didáctica para todos os alunos, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências, a partir da temática “Flutuação”. Esta foi considerada muito adequada por um grupo de seis professores experientes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents