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Relações públicas na era digital: a moda em questão

Author(s): Castilho, Filipa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3399

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Relações públicas; Relações públicas 2.0; Redes sociais; Facebook; Notoriedade; Reputação; Moda; Prêt-à-porter; Marcas; Facebook; Public relations; Public relations 2.0; Social networks; Blogs; Notoriety; Reputation; Fashion; Brands


Description

De todas as áreas que sofrerão alterações com o surgimento das Redes Sociais, as Relações Públicas encontram-se na fila da frente desde o seu começo, uma vez que os social media implicam um público e o estabelecimento de um relacionamento com este. Mesmo as dinâmicas presentes nas RP antes da era 2.0, como é o exemplo das relações com os media, interacção com stakeholders ou a gestão de crises, não só estão presentes nas Redes Sociais como são acentuadas e amplificadas por estas. Neste mundo digital, as marcas de moda ligadas ao prêt-à-porter expandem a sua comunicação a outro nível, adaptando-se às novas tecnologias e tirando o máximo partido do potencial que estas têm para lhes oferecer. Apostam em redes sociais como o Facebook e os Blogs da área da moda & beleza de modo a envolver e cativar o seu público-alvo e stakeholders de uma forma muito mais directa, onde estes têm agora uma voz activa e um papel determinante no sucesso da marca. Idealizadas para gerar notoriedade e aumentar a reputação das marcas, como se demonstra ao longo do presente Relatório de Estágio, as Redes Sociais são agora o melhor amigo das marcas e das Relações Públicas.

ABSTRACT: Of all the areas which have changed with the emergence of Social Networking, Public Relations are in the front row since the beginning, due to the fact that social media involve an audience and the establishment of a relationship with it. Even the dynamics present in PR before the 2.0 era, as is the case of media relations, interaction with stakeholders or crisis management, are not only present on Social Networks as they are accentuated and amplified by these. In this digital world, fashion brands linked to prêt-à-porter expand their communication to another level, adapting to new technologies and taking full advantage of the potential that they have to offer them. Brands now bet on social networks like Facebook and Fashion Blogs in order to engage and captivate their target audience and stakeholders in a much more direct way, where the audience and the stakeholders now have a voice and a role in the success of the brand. Devised to generate awareness and enhance brand reputation, as demonstrated throught this report, social networks are now the best friend of brands and Public Relations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Eiró-Gomes, Mafalda; Campos, Djali Palma
Contributor(s) RCIPL
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