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A valorização do capital humano nos novos paradigmas do setor bancário: um estudo de caso

Author(s): Araújo, Catarina Ferreira de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6566

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Capital intelectual; Capital humano; Setor bancário; Intellectual capital; Human capital; Banking


Description

Mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras

Face ao aumento relevante da competitividade advinda de alterações tecnológicas, sociais e económicas o setor bancário vê-se obrigado a redefinir alguns paradigmas, resultando em mudanças significativas nas condições de trabalho neste setor. A presente investigação pretende identificar se estas mudanças se refletem na colocação dos trabalhadores e em que medida estes estão a ser valorizados, de modo a potencializar e a desenvolver as suas capacidades e contribuir com os resultados alcançados pela empresa. Este estudo tem um duplo objetivo: fornecer um contributo aos gestores bancários de forma a otimizar o capital humano disponível nas suas instituições e permitir que as práticas de gestão de recursos humanos possam aumentar a satisfação e a realização profissional e pessoal dos colaboradores. A metodologia de investigação é caracterizada por um estudo de caso aplicado a uma instituição bancária internacional que atua no mercado português há mais de 40 anos. Foram aplicados questionários a uma amostra de conveniência obtida em diversos departamentos do banco, complementados com a realização de uma entrevista semiestruturada junto de um dos gestores do banco em estudo. Os dados obtidos foram sujeitos a uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitiram concluir que a instituição bancária em estudo tem procurado investir no capital humano e reconhece que o sucesso e os resultados organizacionais estão intimamente ligados às pessoas e que o capital humano é preponderante para o bom desenvolvimento organizacional, embora reconheça que este processo de melhoria deve ser contínuo e permanente. Os colaboradores da organização, por outro lado, estão conscientes da sua importância e procuram adequar-se aos novos desafios propostos pelas inovações e pela dinâmica da atualidade.

Given the large increase in competitiveness arising from technological, social and economic changes, the banking sector is forced to redefine some paradigms resulting in significant changes in working conditions in this sector. This research aims to identify whether these changes are reflected in the working positions and how workers are being valued in way to enhance and develop their skills and contribute to the results achieved by the company. This study has two objectives: to provide a contribution to bank managers to improve the human capital available in their institutions and allow the human resource management practices to increase the satisfaction, professional and personal fulfillment to their employees. The research methodology is characterized by a case study applied to an international bank operating in the Portuguese market for over 40 years. Surveys were applied to a sample obtained in the bank's departments, supplemented by a semi-structured interview with one of the bank's managers. The data obtained were subjected to quantitative and qualitative analysis. The results showed that the bank under study has sought to invest in people and recognizes that success and organizational results are closely connected to the people and that human capital as a major importance for good organizational development, while recognizing that this improvement process must be continuous and permanent. Employees of the organization, on the other hand, are aware of its importance and seek to adapt to the new challenges posed by innovations and todays dynamic.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sotomayor, Ana Maria da Silva Barbosa de
Contributor(s) RCIPL
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