Author(s):
Jordão, Marta Ferreira Ribeiro da Cruz
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8840
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Combustível emulsionado; Emulsified fuel; Emulsão de fuel; Emissions; Óxido de nitrogénio (NOx); Nitrogen oxide (NOx); Emissões; Emissions; Motor a diesel; Diesel engine; Eficiência; Engine performance
Description
Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
Foram desenvolvidos vários ensaios laboratoriais para produzir um combustível emulsionado estável para ser utilizado num motor diesel em diferentes modos de operação (1.500 rpm, 2.000 rpm, 2.500 rpm; 30 bar e 60 bar). Foram utilizados ultrassons para homogeneizar as diferentes emulsões a 10%, 20% e 30% de água em volume. Atingiram-se emulsões estáveis durante 50 minutos. Foram analisados os efeitos dos diferentes tipos de emulsão no desempenho do motor a diesel em termos de consumo específico, eficiência térmica, temperatura dos gases de escape e emissões de NOx. Os resultados mostram que combustíveis emulsionados apresentam-se como uma alternativa viável para a melhoria do desempenho e combustão num motor a diesel e redução das suas emissões de NOx.
Several experimental investigations were carried out to produce a stable fuel emulsion to be tested in a diesel engine under different operating conditions (1.500 rpm, 2.000 rpm, 2.500 rpm; 30 bar and 60 bar). It was used an ultrasonic technique to produce emulsions of 10%, 20% and 30% water by volume in diesel. The emulsion remained stable during 50 minutes. The effect of these fuel emulsions was investigated on a diesel engine in terms of specific fuel consumption, efficiency, exhaust gas temperature and NOx emissions. The results showed that fuel emulsions are an alternative to be considered in the improvement of diesel engine performance and combustion and to reduce gas pollutants such as NOx.