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Os resultados das intervenções de enfermagem na Linha de Saúde Pública

Author(s): Coelho, Anabela

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1257

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): LINHA DE SAUDE PUBLICA; INTERVENÇOES DE ENFERMAGEM


Description

Relatório de Estagio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitaria

O presente relatório pretende refletir a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular de “Estágio e Relatório” que decorreram na Linha de Saúde Pública (LSP). Para além da análise reflexiva da prática e das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária procurou-se ainda responder a uma pergunta de partida: “Como se mede os resultados das intervenções de enfermagem da LSP?” Neste relatório procurou-se através do modelo de enfermagem da Betty Neuman e do modelo conceptual de Laverack, sobre o empoderamento comunitário, investigar no contexto da comunidade de enfermeiros da LSP, como monitorizar as práticas de enfermagem evidenciando os resultados mais sensíveis a intervenções destes enfermeiros. Para além da revisão sistemática da literatura, da observação participante e da entrevista semi-estruturada utilizou-se ainda como método de recolha de dados a auscultação de peritos bem como a realização de um painel delphi. A análise efetuada procurou, através do empoderamento da comunidade de enfermeiros da LSP, fazer emergir as reais necessidades desta comunidade naquilo que é o controlo sobre o conteúdo da prática, o controlo sobre o contexto da prática e o controlo sobre as competências. Numa comunidade, altamente diferenciada, como a de enfermagem, o saber é poder, é autonomia e segurança profissional assim sendo e porque se identificou como área critica, no diagnóstico de situação, o défice de reconhecimento do impacte da atividade da LSP, junto da população, decidiu-se desenvolver um sistema de monitorização das intervenções de enfermagem, flexível e sensível ao contexto específico da intervenção de enfermagem por atendimento telefónico. Certos das especificidades deste contexto da LSP, dos seus coordenadores nacionais e regionais bem com da sua equipa, acreditamos que o empoderamento desta comunidade, despoletado durante este estágio, só agora está a começar permanecendo a sua prática, doravante, em permanente descontrução e construção. ABSTRACT This report is intended to reflect the learning made during the curricular unit “Estágio e Relatório” which took place at the Public Health Line (LSP). In addition to the reflective analysis of the practice and the activities developed with the LSP community we attempt to answer the follow starting question: "How do you measure the results of nursing interventions of the LSP?" In this report, through the nursing model of Betty Neuman and the conceptual model of Laverack about community empowerment, we investigate the context of the LSP community nurses, how to monitor their nursing practices highlighting the sensitive results of these nursing intervention. Complementing the systematic literature review, the participant observation and semi-structured interview we also collect data from the consultation of experts and the holding of a Delphi panel. The analysis carried out, used the empowerment of nurses in the LSP’s community, bring out the real needs of this community in what is their control over the content of practice, control over the context of practice and control over skills. In a community, highly differentiated, such as nursing, knowledge is power, is autonomy and job security. Considering the identification of the critical área (nursing diagnosis) related to the “impact of the LSP activity in the population” it was decided to develop a monitoring system of nursing interventions, flexible and responsive to the specific context of telenursing. Some characteristics of the LSP’s contexto, national and regional coordinators and characteristics of the nursing team make us believe that the empowerment of the community, triggered during this stage, is only now beginning and it will remaining henceforth in permanent deconstruction and construction of practice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barroso, Isabel
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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