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A qualidade e equidade dos serviços de saúde para os doentes diabéticos

Author(s): Oliveira, Nuno Alexandre dos Santos Ferreira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/10185

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Diabetes Mellitus; Qualidade; Equidade; Acesso à saúde; Quality; Equity; Healthcare access


Description

A Diabetes Mellitus é uma doença cada vez mais prevalecente na população mundial. Esta tendência tem contribuído para um crescimento significativo dos custos associados a esta patologia cresçam significativamente, tanto os custos diretos como os indiretos situando-se nos milhares de milhões de euros mundialmente. Assim, é crucial que haja um bom controle destes doentes de forma a minimizar os seus problemas de saúde e, consequentemente prevenir uma situação social insustentável. Neste sentido, é importante que todos os serviços responsáveis estejam á mesma altura e consigam prestar os melhores cuidados possíveis a cada doente independentemente do local de atendimento. No seguimento desta ideia, foi efetuado um questionário de satisfação, adaptado do ServQual, o qual foi respondido por 79 utentes diabéticos de dois centros de saúde caracteristicamente diferentes. Cerca de 72% (57) dos inquirido reportaram valores de satisfação superiores a 85%. Os níveis de satisfação demonstrados foram bastante elevados evidenciando que os doentes diabéticos se consideram adequadamente acompanhados pelos serviços de saúde. No entanto, existe ainda a necessidade de averiguar a adequabilidade do acompanhamento prestado aos doentes mais vulneráveis.

Diabetes Mellitus is an increasingly prevalent disease in the global population. This tendency has led to an increase in costs, not only direct but also indirect, associated with this pathology, currently situated in the billions of Euros worldwide. Therefore, it is crucial that there is good control of these patients in order to minimize their health related problems and consequently prevent an unsupportable social situation. In this sense, it is important that all responsible services be at the same level and can deliver the best healthcare possible to each patient no matter the place. Following this idea, a study of satisfaction based on ServQual was made. There were 79 responses from users with diabetes from two characteristically different healthcare centers. About 72% (57) of the inquired reported values of satisfaction in excess of 85%. The levels of satisfaction shown, demonstrated that diabetic patients consider that current healthcare services are adequate in their maintenance. There is, however, a necessity to further access the adequability of the accompaniment to more vulnerable patients.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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