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O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar

Author(s): Lopes, Rui

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/2472

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Mau trato; suporte social; sucesso escolar; moderação; Child abuse; social support; school achievement; moderation


Description

No presente trabalho procurámos aprofundar o estudo da relação entre o mau trato, o sucesso escolar e o suporte social, testando a adaptabilidade do modelo do suporte social enquanto moderador das experiências de vida stressantes ao caso concreto da história de mau trato e do sucesso escolar. Recolhemos dados junto de 402 crianças e jovens (338 sem história de mau trato e 64 com história de mau trato) do 5º ao 9º ano de escolaridade e dos 9 aos 18 anos de idade. Utilizando a escala de percepção de suporte social de Dubow e Ullman (1989) e Dubow e colaboradores (1991), adaptada e validada para a Língua Portuguesa no estudo 1, analisámos o papel do suporte social na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar das crianças e jovens. Os resultados indicaram que crianças e jovens com história de mau trato apresentam piores notas a Língua Portuguesa e a Matemática, assim como um maior número de retenções. Indicaram também que a percepção de suporte social tem um papel moderador na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar, apesar de apenas para as crianças e jovens em situação de risco o suporte social se ter associado de forma positiva ao sucesso escolar. Os resultados são discutidos em função da literatura actual. São também discutidas as implicações práticas dos resultados para os profissionais da Escola.

The present study investigated the relationship between child abuse, school achievement and social support by studying the adaptation of the stress buffering model of social support to the specific context of child abuse and school achievement. The study consisted of data collected from 402 children and youths (383 without history of child abuse and 64 with history of child abuse), from 5th to 9th grade and from 9 to 18 years old. We adapted and validated the Social Support Appraisals Scale (Dubow & Ullman, 1989; Dubow et al., 1991) to the Portuguese context and language (study 1) and analyzed the role of social support in the relationship between child abuse and school achievement. The results showed that abused children and youths scored lower in Language and Math, and had more grade retentions. The results also indicated that social support is a moderator between child abuse and school achievement, although social support was positively associated with school achievement only for the children and youths at risk. Results and implications for school professionals are discussed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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