Author(s):
Bento, Sarah Marie Louzeiro
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3597
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): processamento dualista; resolução de problemas; insight; humor; dual processing; problem solving; insight; training; mood
Description
Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
A literatura no campo dos estudos cognitivos tem revelado um acréscimo interesse pelo funcionamento de dois tipos de modos de processamento de informação, designados por vários autores como o sistema 1 e 2. O primeiro sistema associa-se ao funcionamento de cariz mais intuitivo e influenciado pelo hábito, associado ao humor positivo, enquanto o segundo refere-se a modos de processamento mais analíticos, lógicos e relacionados com o humor negativo e neutro. Neste estudo, é observado o desempenho de um grupo de sujeitos universitários (N=80) na resolução de vários problemas de insight, o nine-dot variants, do qual metade foram apresentados com exercícios de treino com o objectivo de promover o sucesso na prova final de insight, enquanto que a restante metade não. É ainda induzido o humor positivo e negativo para cada metade da amostra, através do visionamento de filmes seleccionados para este fim. Os problemas com insight são curiosamente difíceis de resolver por inúmeras razões e o presente estudo pretende analisar se o modo de processamento de informação dos sujeitos com humor positivo promove a possibilidade destes acederem mais facilmente ao insight comparativamente aos sujeitos com humor negativo. Assim, o objectivo do estudo envolve analisar e comparar o desempenho dos sujeitos negativos e positivos, como também investigar se os exercícios de treino são um factor essencial para a boa resolução do problema com insight. Os resultados do estudo não revelam diferenças significativas entre o desempenho dos grupos na tarefa de insight. Contudo, consideramos que o treino é a variável predominante no sucesso da prova.
ABSTRACT------The literature found in cognitive studies have shown a growing interest in two distinct types of information processing, referred to many investigators as system 1 and 2. The first corresponds to a more intuitive, affection-related, habit-influenced style of processing that is frequently associated with positive moods, whereas system 2 is referred to a more analytical and logical mode of processing, related to negative and neutral moods. In the current study, we observed the performance of a group of undergraduates (N=80) who had resolved a set of insight problems, the nine-dot variants, in which half of the participants were given training exercises as a positive feedback for promoting successful outcomes, while the remaining participants were not given any facilitating training. Furthermore, half of the participants were positively induced through mood-inducing films, while the second half watched negative inducing-films through the same means. Due to the fact that insight problem-solving is curiously difficult to work out for a number of reasons, this study looks to analyze if the processing style of positive participants promotes better outcomes in resolving insight problems in comparism with the negative participants. Therefore, the general objective sees to analyze and compare the performance between positive and negative groups, as well as investigate whether the training exercises were a key factor in promoting successful and insightful problem-solving. The results of this study do not reveal significant differences in the performance of the 4 groups. However, we consider that training is a key factor in promoting success.