Document details

Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática

Author(s): Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/17939

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ambientes virtuais de aprendizagem; E-learning; Recursos digitais; Trabalhos de projeto de mestrado - 2014


Description

Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014

A seguinte investigação relata o estudo e o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática, analisando o impacto que este tipo de ambiente pode ter no modo como os alunos encaram a aprendizagem, bem como compreender de que modo um ambiente virtual pode contribuir para melhorar a aprendizagem. O instrumento utilizado para recolha de dados foi um questionário disponibilizado on-line. Os dados quantitativos tiveram tratamento estatístico, usando o programa informático SPSS. Os resultados obtidos sugerem que os ambientes virtuais de aprendizagem podem, de facto, ser uma boa ferramenta na prática do ensino do professor e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes novas oportunidades, nomeadamente, no contacto com os conteúdos programáticos, na flexibilidade do tempo e do espaço, complementando-se com recursos pedagógicos mais interativos, tornando o estudo mais agradável e motivador. Os resultados a que chegamos apontam, que entre os inúmeros contributos que um Ambiente Virtual de Aprendizagem permite, destacam-se: a promoção da interação professor-aluno e aluno-aluno; o trabalho colaborativo e cooperativo em grupo; a motivação para a construção do próprio conhecimento e a possibilidade de diferentes ritmos de aprendizagem.

The following research reports the development of a Virtual Learning Environment (VLE) under b-learning, intended to students of a training course of computer operators. We analyse the impact that this type of environment can have on the way students perceived learning, as well as we try to understand how a virtual environment can contribute to improve the learning of students. The instrument used for collecting data was a questionnaire available on-line. Quantitative data has been subjected to statistical treatment, using the computer program SPSS. The results suggested that the virtual learning environments, can in fact be a good tool in the practice of teaching and in the pupils' learning, providing them with new opportunities, in particular, in contact with the syllabus, the flexibility of time and space, a more interactive and collaborative environment, making the study more enjoyable and motivating. The results that we point out, among the numerous contributions that a VLE allows, include: the promotion of teacher-student interaction and student-student interaction; the collaborative and cooperative work in Group; the motivation for the construction of knowledge itself and the possibility of different paces of learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Miranda, Guilhermina Lobato
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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