Document details

Da biblioteca escolar à sala de aula repensando a praxis à luz de uma pedagogia baseada em género

Author(s): Nogueira, Manuela de Fátima Campos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/20577

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Línguas - Estudo e ensino; Língua portuguesa - Estudo e ensino; Análise do discurso; Literacia; Interdisciplinaridade no ensino; Bibliotecas escolares; Funcionalismo (Linguística); Teses de mestrado - 2015; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Esta dissertação assenta na assunção de que as abordagens de base genológica oferecem ao ensino, designadamente da Leitura e da Escrita, sugestões pedagógicas de grande validade. Trata-se de um estudo que leva à prática um conjunto de ações inspiradas nos princípios da Abordagem Baseada em Género (David Rose, 2006; Martin e Rose, 2003, 2006 e 2007) cuja génese científica se encontra na Escola de Sydney (Halliday 1985, 1997, 2004). As propostas que compõem o estudo e a sua aplicação realizam-se num ambiente de investigação-ação, consistindo, em primeiro lugar, na exploração de guiões digitais de tipologia textual para o efeito produzidos, designados por Guiões de Tipologia Textual aLer Escrever + e melhor, recursos digitais ao serviço da comunidade educativa, com origem na função de coordenação da Biblioteca Escolar. Esta componente do estudo corporiza uma das atividades previstas no Plano Anual de Atividades da BE, Uma aula na BE. Em segundo lugar, constam do estudo propostas de sequências didáticas para a disciplina de Português Língua Materna (PLM), 7º ano de escolaridade, centradas no desenvolvimento de géneros discursivos específicos que, por serem partilhados por várias disciplinas, realizam a transversalidade do Português Língua Materna, tal como é concebido nos documentos reguladores do ensino em Portugal. As disciplinas envolvidas são História, Geografia e Ciências Naturais. Finalmente, o estudo inclui propostas pedagógicas para a disciplina de Português Língua Não Materna desenhadas e aplicadas segundo os mesmos princípios pedagógico-científicos. Todas as ações são avaliadas a partir de dados recolhidos no campo de aplicação e tratados do ponto de vista qualitativo e quantitativo. A análise dos resultados pedagógicos permite concluir da pertinência e acuidade das abordagens de base genológica e das vantagens em promover ações a partir de lugares distintos da sala de aula, como a Biblioteca Escolar.

Abstract: More than a study, it was developed in this thesis a work of investigation-action, it is a proposal of methodological application of a particular education approach that lies on the work with discursive genres and their reflex on teaching, either in the didactic of the subjects taught, Português Língua Materna and Português Língua Não Materna, either in the role of coordinating the school library. Our actions are developed as teachers, through a transversal work with the different subjects of History, Geography and Natural Science, in the case of our class, and with History and Geography in the subject PLNM. As teachers, we taught , also, support classes, developing the project Ajudar aLer+, mentoring project between peers, in which more competent students in Portuguese supported less competent students, according to instructions and orientations given by the teachers. It was, however, as school library coordinator that our work revealed to be more productive. As the school library implements a work of articulation with the education curriculum, what was also relevant, in the scope of this investigation, we decided to invest in this specific part and promote the relation between the classroom and the school library as a learning space. With this intention, we encouraged the implementation of one of the activities in the school activity annual plan of the library (BE), Uma aula na BE, to explore digital guides of textual typology produced with that purpose, named as Guiões de Tipologia Textual aLer Escrever + e melhor, digital resources available to the school community, which goal is to guide the work of text production, taking as a starting point transversal textual typologies, such as the narrative, biographical report, compositional report and exposition. In an online version, these guides are based on the principles of the genres approach, having, however, gone through some adjustments. The fact of being in a digital form doesn’t limit their use, because they can support the classroom activities, or guided from this ones to the library and even autonomously. From the analysis of the results obtained by the intervening in this study case, our class students and the students of PLNM, resulted final appreciations that have a qualitative and quantitative processing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Avelar, António
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents