Document details

Integração de tecnologias móveis em contexto educativo

Author(s): Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4112

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino da informática; Inovação pedagógica; Telemóveis; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011

O presente relatório procura documentar a experiência pedagógica vivida na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da prática de ensino supervisionada regulamentada através da portaria nº 1189/2010, e do Despacho n.º 6262/2011. Sendo esta componente de estágio parte integrante da qualificação para obtenção do grau de Mestre, tentei levar à prática um projecto que pudesse oferecer à escola e aos alunos alguma inovação pedagógica. Assim, com este objectivo, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a aplicação de tecnologias móveis (telemóveis) em contexto educativo, através da exploração das tecnologias de GPS presentes nesses equipamentos, consistindo numa visita georreferenciada às instalações da escola. A ideia deste projecto, de natureza construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professor que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente relatório. O professor que me proponho ser apresenta-se como um mediador, que está atento, quer ao desenrolar das actividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.

This report seeks to document the lived experience teaching in Secondary School of Sacavém, as part of supervised teaching practice regulated by decree No. 1189/2010, and Order No. 6262/2011. As this component part of the qualification stage for the degree of Master, I tried to put into practice, a project that could offer to school and to students teaching innovation. So with this objective, we developed a work involving the application of mobile technologies (mobile phones) in an educational context, by exploiting the technologies of GPS equipment in these gifts, consisting of a georeferenced to visit the school premises. This project's idea, constructivist, is closely related to the type of teacher that I propose to be throughout my teaching career and about which the reflection is made in this report. The teacher mediator, who is alert, whether conducting the activities, either on how students are learning, if they are learning, if they are facing their difficulties, posing them questions that guide to response related to those difficulties.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents