Author(s): Silva, Andreia Cunha da
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/497
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Egiptologia; Literatura portuguesa; Teses de mestrado
Author(s): Silva, Andreia Cunha da
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/497
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Egiptologia; Literatura portuguesa; Teses de mestrado
Tese de mestrado em História e Cultura Pré-Clássica apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
O antigo Egipto foi sendo apreciado pelos Europeus desde a Antiguidade clássica. Este fascínio, sentido especialmente pela sua arte e costumes religiosos, proporcionou o aparecimento de uma arte com reminiscências egípcias e de tratados que se propunham decifrar a escrita hieroglífica. A expedição militar organizada por Napoleão Bonaparte ao Egipto, entre os anos de 1798 e 1802, possibilitou ao Ocidente uma nova redescoberta desse país misterioso. A publicação da obra Description de l'Egypte terá motivado um crescente interesse pelo antigo Egipto, patenteado no desejo, cada vez maior, em obter antiguidades egípcias e no aparecimento da ciência egiptológica, fundada por Jean-François Champollion. A par da restante Europa, o nosso país também se interessou pela egiptomania e pela egiptologia, embora mais modestamente. No século XIX, a introdução em Portugal de um certo gosto pelo Egipto faraónico poderá ser observada tanto em alguns motivos artísticos como em algumas colecções particulares. No âmbito literário, a imagem do Egipto parece ter sido formada principalmente através da leitura de publicações estrangeiras, algumas pertencentes a pessoas directamente relacionadas com a egiptologia da época, mas também através das experiências vividas durante as visitas que alguns fizeram ao país do Nilo. Assim, apesar dos intelectuais portugueses estarem menos envolvidos nas temáticas egiptológicas, o Egipto por eles divulgado não seria muito dissemelhante da realidade imaginativa e cultural da Europa oitocentista.
Since the Antiquity, the Europeans felt interest and curiosity on Ancient Egypt. These attentions were especially to art and religious traditions, this created the Egyptian reminiscences in art and studies, which had the intention of decipher the hieroglyphics. The military expedition to Egypt, organized by Napoleon Bonaparte (1798-1802), made possible to rediscover this mysterious country by the Occident. The publication of the Description de l' Egypte stimulated the interest in Ancient Egypt, patented in the desire to obtain Egyptian antiquities and the foundation of Egyptology, established by Jean-François Champollion.The Egyptomania' and Egyptology had also been felling in Portugal. In XIX century, the introduction in Portugal of a certain Egyptian taste could be seeing in some artistic forms as well as in some collections of individuals. In literature, the image of the Egypt seems to have been constructing mainly through the reading of foreign publication, some related to the Egyptology of the time, but also through the experiences living during the travels to Egypt, made by some of them. Although the Portuguese intellectuals were less involved in Egyptian thematic, the Egypt for them would not be very different of the imaginative and cultural reality of the Europe.