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Desenho do espaço

Author(s): Gomes, Patrícia Tello Polleri Teixeira

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/650

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Desenho; Percepção espacial; Representação do espaço; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado, Desenho, 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes

O conceito de espaço é usado, sob várias formas, em diversos domínios e com diversos nomes, designações e descrições. A sua amplitude e as suas interrelações tornam-no algo difícil de explicar e interpretar objectivamente. O objectivo central deste estudo é analisar como o espaço entra no desenho e como o desenho influi no modo como entendemos e dominamos o espaço. Dando início com uma aproximação ao que é o espaço, conceito e conceitos, características e tipos de espaço, este estudo percorre a relação do homem com o espaço, a nível perceptivo e representacional. Percepção e representação são de certa forma conceitos opostos e complementares, e são o modo como conhecemos. Enfim, o desenho é abordado como um meio que opera, se relaciona e se equaciona, entre a percepção e representação. O desenho vai do percebido para o que pode ser representado e concebido. O desenho constrói espaço. O desenho desenvolve um conhecimento mais profundo. O desenho é um meio facilitador de dominar

The concept of space is used in a variety of ways in differing spheres and with isparate names, designations and descriptions. Its amplitude and inter-relations make it strenuous to explain and interpret objectively. The main goal of this study is to analyze how the space embarks on the drawing and how the drawing influences the way we understand and overlook the space. Opening with an approach on what space is, concept and concepts, space characteristics and genres, this study carries on with the correlation of man within space, at the representative and perceptive level. Perception and representation are, in a sense, opposite and complementary concepts and are the mechanism of our acknowledgement. In conclusion, the drawing is looked upon as a means that operates, relates and equates, allying perception and representation. The drawing moves from what is understood towards what could be represented and conceived. The drawing builds space. The drawing develops deeper knowledge. The drawing is a catalyzation of command

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Lima de, 1940-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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