Author(s):
Gomes, Ana Isabel Ribeiro
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/834
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos - Portugal; Educação artística; Necessidades educativas especiais; Surdez; Igualdade de oportunidades (Educação)
Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
CONTEMPO ART'EE é um projecto de intervenção cultural que tem como finalidades promover a Igualdade de Oportunidades no acesso à cultura entre adultos surdos e adultos que não possuem essa dificuldade através da participação em actividades de natureza estética, artística e criativa. Corresponde a um programa de actividades que visa trabalhar conhecimentos na área das artes, com o intuito de os dotar de um conjunto de ferramentas que possibilitem a contemplação na plenitude de qualquer exposição de arte moderna e/ou contemporânea, mesmo na ausência, no espaço visitado, de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. O projecto será oportunamente desenvolvido na Fundação Caixa Geral de Depósitos Culturgest reflectindo uma necessidade não só da comunidade surda como da própria instituição no que respeita à urgência de aceitar plenamente a diversidade e desenvolver a equidade neste acesso.
CONTEMPO ART'EE is a project on cultural intervention which has the goal of promoting Equal Opportunities in access to culture concerning deaf adults and adults who do not have that difficulty, throw participating in activities of aesthetics, artistic and creative nature. It corresponds to a schedule of activities which aims to work knowledge in the domain of arts, with the purpose to enable them with a set of tools which allow contemplation in the plenitude of any modern and/or contemporary art exhibition, even if in the absence of an interpret of Portuguese Sign Language on the visited space. The project will be developed in due time at the Foundation Caixa Geral de Depósitos Culturgest reflecting the need not only of the deaf community but also of the institution itself concerning the urgency to fully accept diversity and to develop equity on this access.