Document details

A produção escrita enquanto prática guiada

Author(s): Simões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9069

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Escrita; Práticas pedagógicas; Ensino da língua inglesa; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês/Francês, Universidade de Lisboa, 2013

Este relatório descreve as atividades relacionadas com a planificação, implementação e avaliação da prática de ensino supervisionada desenvolvida na disciplina de Inglês, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Inglês/Francês, cuja frequência teve lugar nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 9.º ano, durante a segunda unidade lecionada no ano letivo de 2012/2013, intitulada “Food and Shopping”. Na unidade, foram trabalhados os temas “Fast Food”, Healthy Food” e “Online Shopping”, e os itens gramaticais Present Perfect e Present Perfect na sua relação com o Simple Past. A área escolhida foi a competência de produção escrita, consideradas as dificuldades sentidas tanto da parte dos professores, como dos alunos, ao trabalhá-la. Em consonância com essa escolha, o relatório apresenta os caminhos orientadores de uma pedagogia que, pressupõe-se, ajuda os alunos a escreverem melhor. A opção pela escrita teve a ver, por um lado, com o facto de esta ser uma das competências contempladas no Programa de Inglês e, por outro, por se entender que o poder do domínio da escrita (tal como o da leitura) permite a participação numa grande variedade de atividades sociais. Desenvolveu-se um trabalho com uma base simultaneamente reflexiva e prática e com um suporte científico consonante com aquilo que se entende por investigação-ação. Assim, identificou-se um problema no contexto das aulas de inglês, procedeu-se a uma investigação preliminar que permitiu observar o que acontecia realmente na sala de aula, levantar uma hipótese para a existência do referido problema, e finalmente intervir na tentativa de o solucionar. Na sua conclusão, o trabalho reconhece a necessidade de um questionamento permanente das práticas pedagógicas, baseado na pesquisa de soluções que melhorem o trabalho dos docentes e, consequentemente, conduzam os alunos para o sucesso.

This report describes the activities related to the planning, implementation and evaluation of the supervised teaching practice in English teaching, in the context of a pre-service Master course in English and French Teaching (Mestrado em Ensino de Inglês/Francês), during the academic years 2011/2012 and 2012/2013. The pedagogical practice was performed with a year-9 class, in 2012/2013, throughout the second unit taught, entitled “Food and Shopping”. The unit covered the themes “Fast Food”, Healthy Food” and “Online Shopping”, and the grammar items Present Perfect, and Perfect in its relation to the Simple Past. The area selected was the written skill, bearing in mind the difficulties felt not only by teachers but also by students, when working on it. Therefore, ways to pedagogically guide the students were thought of, in order to help them become better writers. This decision was taken both due to the fact that writing is one of the skills in the English Program, and to the assumption that the power of writing (as well as reading) allows the participation in a great variety of social activities. The activities were developed with a reflexive and practical method, and supported by the research methodology known as action-research: a problem was identified in the English class, a preliminary investigation was made in order to observe what really happened in the classroom, an idea was put forward as an hypothesis to the existence of the problem, and finally an intervention took place in order to try to solve the problem. As a conclusion, the report calls for the need to constantly question the pedagogical practices as a means to the search of solutions that may improve the work done by teachers, and consequently lead the students to success.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, Carlos, 1962-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents