Document details

O violoncelo rock como ferramenta pedagógica para o ensino da música entre os 15 e os 17 anos

Author(s): Freitas, Válter Bruno Branco, 1987-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2519

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Violoncelo - Instrução e estudo; Violoncelo - Métodos; Violino - Estudos e exercícios


Description

Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015

Exame público realizado em 11 de Julho de 2016

A presente dissertação tem como objetivo discutir a questão de tocar um instrumento considerado clássico, num estilo moderno e como se pode projetar este último no ensino e a aprendizagem com jovens. Neste contexto, desenvolveram-se as considerações histórico-teóricas do violoncelo Rock, procurando perceber o contexto de fusão do instrumento com este estilo e investigar os primeiros violoncelistas que o exploraram, discutindo o impacto que tiveram na construção da história do violoncelo. Ao fazer a ligação da abordagem técnica à metodológica, pretendeu-se, por um lado, explorar as especificidades da técnica corporal para tocar o violoncelo, no estilo Rock: os principais constrangimentos sentidos, os resultados para certas decisões técnicas e que abordagem musical se deve realizar. Por outro lado, considerando que no estilo Rock, é utilizado com frequência o trabalho em estúdio e tocar em palco, explorou-se a técnica de amplificação do instrumento e como as evoluções tecnológicas de efeitos sonoros podem ser benéficas para o violoncelista. O trabalho de Lucy Green sobre a música e o ensino formal/informal serviu como uma grande fonte metodológica desta dissertação, na medida em que a aprendizagem do Rock se realiza de forma informal. Neste contexto, as abordagens de Green para o ensino-aprendizagem deste estilo foram excelentes referências para a abordagem no violoncelo com jovens. Por fim, é realizada uma proposta pedagógica de três peças de arranjos originais, cujo objetivo é serem tocados em contexto de sala de aula, por estudantes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents