Author(s):
Leal, Cláudia Sofia Martins Domingues Fialho, 1975-
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/829
Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada
Subject(s): Artes - Ensino e estudo; Ciência - - Ensino e estudo; Escola E.B. 2/3 Ciclos Prof. Agostinho da Silva (Sintra, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Description
Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 14 de Março de 2014
Este estudo aborda a problemática do papel das Artes Visuais, especificamente a disciplina de educação visual, na escola, procurando compreender a sua eventual relação com as disciplinas da área das ciências exatas, nomeadamente a matemática e as ciências naturais, no 3º ciclo do ensino básico. Utilizando como metodologia a investigação-ação, pretendemos perceber se existe ou não interdisciplinaridade entre as disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais, e de que forma as disciplinas da área das Artes Visuais poderão contribuir para o sucesso das aprendizagens nestas duas áreas. Deste modo, procuramos compreender: como é que o desenho curricular do 3º ciclo do ensino básico articula com as disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais; se o programa da disciplina de educação visual tem pontos de contacto com as disciplinas de matemática e ciências naturais do 3º ciclo do ensino básico; quais os fatores do programa de Artes Visuais que contribuem para o sucesso das aprendizagens das disciplinas de matemática e ciências naturais. O presente relatório de estágio diz respeito a um período de prática pedagógica supervisionada, onde a problemática em análise serviu de base à temática a desenvolver. Pretendemos com este estudo, contribuir para um enriquecimento das práticas letivas nas disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais, mostrando que as Artes Visuais podem ser mais utilizadas como veículo de transmissão de matérias várias, funcionando como uma mais-valia no sucesso das aprendizagens.