Author(s): Moreira, Maria Alfredo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10366
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Avaliação do desempenho; Supervisão pedagógica
Author(s): Moreira, Maria Alfredo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10366
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Avaliação do desempenho; Supervisão pedagógica
O texto centra-se na apreciação de alguns aspectos do novo modelo de avaliação do desempenho docente dos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. É produzido um olhar sobre os contributos que a supervisão pedagógica poderá dar na sua implementação, procurando contrariar algum desalento e desinvestimento no desenvolvimento profissional que o processo da sua implementação suscita e que algumas leituras poderão produzir. É defendida uma perspectiva desenvolvimentalista da supervisão pedagógica e uma abordagem formativa no processo de avaliação, entendidos como essenciais à transformação deste processo numa oportunidade de promoção e desenvolvimento profissional.