Document details

"Queda de graves em fluidos" : desenvolvimento de recursos reais e virtuais para o ensino

Author(s): Malheiro, Joana Alexandra Oliveira

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10856

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 53:372.853; 372.853:53; 371.68


Description

Dissertação de mestrado em Física (área de especialização em Ensino)

As novas tecnologias influenciam cada vez mais as metodologias de ensino. Tendo em conta este facto, o presente trabalho baseia-se na criação de recursos didácticos para o ensino da Física e, de certa forma na complementação do ensino experimental com a apresentação de software didáctico de apoio. Foi desenvolvida uma actividade laboratorial real e um suporte informático, enquadrado no programa nacional da disciplina de Física (12º ano de escolaridade) e referente ao trabalho laboratorial obrigatório, TL I.5 – “Coeficiente de viscosidade de um fluido”. A implementação deste tipo de recursos é de grande interesse para o Ensino Secundário, no âmbito da Mecânica dos Fluidos, pois promove a criatividade e interactividade do ensino da Física. Por outro lado, é de extrema importância a utilização de um método de ensino – aprendizagem que não concentre o ensino da Física exclusivamente na veiculação de informação, mas que tenha em atenção toda a construção do conhecimento, num contexto mais amplo, englobando os conteúdos e os processos de construção. Desta forma, o objectivo principal destes recursos didácticos reside no facto de complementar o processo de ensino – aprendizagem, de forma a serem utilizados numa componente pré-laboratorial ou póslaboratorial, dependendo da abordagem que o professor pretenda, enquanto elemento activo deste processo. O desenvolvimento desta actividade laboratorial virtual deu origem a um sítio na internet, que disponibiliza ao utilizador um conjunto de informações acerca do tema em questão, conjunto este constituído por: desenvolvimento de conceitos, guia da actividade laboratorial, exercícios de avaliação de conhecimentos, um vídeo demonstrativo e uma simulação que permite ao utilizador variar os parâmetros relevantes, da forma mais adequada. Finalmente, é salientar que estas actividades laboratoriais virtuais se apresentam como fonte de motivação para os alunos e podem combater o insucesso escolar, se implementadas de forma adequada. No entanto, estas não substituem os métodos experimentais e devem ser encaradas como complemento.

The new technologies are changing constantly the teaching methods. Given this fact, the present work is based on the creation of teaching resources to be part of the learning of physics and in some way to complement the experimental teaching techniques with the presentation of appropriated software to support this subject. The aim is to develop real and virtual resources to support practical work develop in Physics, as part of the National Physics Curriculum (12th grade). These resources were developed to complement the compulsory practical work, TL I.5 - "Viscosity coefficient of a fluid." The implementation of such resources is of great interest to Secondary Schools and in the study of Mechanics of Fluids, therefore promotes creativity and interactivity in the study of physics. It is also, extremely important, the use of new teaching methods that do not focus the learning process, exclusively, on the transmission of contents, but give more relevance to the construction of knowledge based on the content and the process of learning. Therefore, the main objective of these teaching resources is to enrich the learning process by applying it as laboratory component which can be used before and after the laboratory session, depending on the approach that the teacher wants to implement as the active element of this process. The development of this laboratory virtual activity has led to a web site that offers the user a set of information about the topic in study. This set consists of: development of concepts, practical guide, assessment questions, video demonstration and virtual simulation that allows the user to vary the relevant parameters in the appropriate way. Finally, is referred that the Laboratory Virtual Activities are presented as a source of motivation for students and school and can fight against the student’s failure if implemented properly, however they do not replace the experimental methods, but must be seen as resources that complement these methods.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lanceros-Méndez, S.; Fonseca, Vicente
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo