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A história das ciências e a adopção dos manuais escolares : uma investigação com manuais escolares e professores de Ciências Físico-Químicas, centrada no tema "Viver Melhor na Terra”

Author(s): Amorim, Ana Teresa Loução de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11532

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 501:372.85; 372.85:501; 371.671.1


Description

Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciência)

De modo a formar cidadãos cientificamente cultos e preparados para tomarem decisões críticas, o sistema educativo português alerta para uma adequada Educação em Ciências, onde a inclusão da História das Ciências (HC) constitui uma componente indispensável. Para além disso, alguma investigação educacional continua a evidenciar que o manual escolar é o recurso pedagógico mais utilizado por professores e alunos, constituindo para muitos destes últimos o principal determinante para as actividades desenvolvidas na sua prática lectiva. Neste contexto, realizou-se uma investigação com os seguintes objectivos: i) analisar como a HC é apresentada em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do tema “Viver Melhor na Terra”; ii) averiguar a importância atribuída à HC, no ensino-aprendizagem do tema “Viver Melhor na Terra”, por parte de docentes de Ciências Físico-Químicas; iii) averiguar a importância atribuída à HC, por parte dos mesmos docentes, na escolha dos referidos manuais escolares. Para atingir o primeiro objectivo, foi analisado o conteúdo histórico de oito manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do tema “Viver Melhor na Terra”, utilizando uma grelha de análise validada e utilizada para o efeito. Os resultados obtidos permitem afirmar que todos os manuais analisados contemplam a HC, embora se registem diferenças, entre os diferentes manuais, quer na quantidade quer na qualidade do material histórico presente. Os segundo e terceiro objectivos foram perseguidos através de uma entrevista realizada a oito docentes de Ciências Físico-Químicas. Os resultados obtidos permitem verificar que os professores atribuem muita relevância à HC no tema “Viver Melhor na Terra”, mas pouca importância à HC na selecção do respectivo manual escolar; para além disso, alguns professores não avaliam correctamente e/ou não conhecem o manual adoptado em relação à HC. Estes resultados ressaltam, assim, a necessidade de um maior cuidado e atenção quer da parte dos autores de manuais quer dos responsáveis pela formação inicial e contínua dos docentes relativamente à HC.

The Portuguese educational system emphasises the need for an adequate science education in order to prepare citizens who are scientifically literate and able to make critical decisions. The History of Science (HS) plays a crucial role here. Furthermore, some educational research indicates that the school textbook is the most used resource by teachers and students and determines the learning activities carried out by the latter to a great extent. In this setting, a study was conducted with the following objectives: i) to analyse how HS is presented in textbooks within the topic “A Better Life on Earth”; ii) to check the importance teachers of Physics- Chemistry assign to HS within that topic; iii) to check the importance HS has on the teachers’ choice of those textbooks. As regards the first objective, the historical content of eight textbooks within the topic was analysed with a grid that was designed and validated for that purpose. The results indicate that all the textbooks include HS, even though there are differences in both the quantity and the quality of the historical information presented. As regards the second and third objectives of the study, an interview was conducted with eight teachers of Physics-Chemistry. The results show that these teachers consider HS to be of great relevance in the topic under study. However, they do not take it much into account when they choose the textbook; furthermore, some teachers do not assess correctly and/ or are not familiar with the way the textbook deals with HS. These results stress the need for both textbook designers and pre/in-service teacher educators to pay greater attention to HC.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Duarte, M. C.
Contributor(s) Universidade do Minho
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