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Implementação e avaliação de um programa de intervenção em grupo para o desenvolvimento positivo de adolescente : "desafio: ser+"

Author(s): Araújo, Marta Raquel da Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17783

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Programas de intervenção; Adolescência; Desenvolvimento positivo; Psicologia positiva; Intervention programs; Adolescence; Positive development; Positive psychology; 159.922.8


Description

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo e funcionamento ótimo dos indivíduos. Têm, assim, sido desenvolvidos programas de intervenção com vista ao desenvolvimento positivo de adolescentes, vendo os jovens como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia do programa de intervenção “Desafio: Ser+” para o desenvolvimento positivo de adolescentes, verificando o seu impacto ao nível da autoestima, autoconceito, bem-estar psicológico e satisfação com a vida. Outro objetivo diz respeito à análise da avaliação qualitativa e quantitativa efetuada pelos adolescentes que participaram no programa das sessões, em particular, e do programa de intervenção em geral. O programa de intervenção foi implementado a todos os alunos do 9º ano de escolaridade de uma Escola (N = 104). Os resultados demonstraram um aumento nos índices de autoestima, autoconceito, bem-estar psicológico e satisfação com a vida no momento após a implementação do programa de intervenção no grupo experimental. Contudo, este aumento também se verifica no grupo de comparação, sendo levantadas algumas hipóteses explicativas acerca dos mesmos. Podemos, também, constatar que a interação entre o momento de avaliação (pré e pós-teste) e o grupo (experimental e de comparação) é marginalmente significativa em relação à satisfação com a vida, sendo que o grupo experimental evidenciou mudanças mais acentuadas do pré para o pós-teste ao nível da satisfação com a vida. Relativamente à avaliação qualitativa e quantitativa realizada pelos adolescentes acerca das sessões e do programa em geral, podemos verificar uma avaliação positiva quer das sessões, quer do programa de intervenção. Podemos verificar que os adolescentes beneficiaram do programa de intervenção, tendo realizado aprendizagens importantes com o mesmo. Tendo em consideração os resultados obtidos, apresenta-se uma reflexão acerca dos contributos do mesmo para o desenvolvimento positivo, bem como para a prática clínica.

Research on positive development and optimal individual functioning has been increasing in the past years. Therefore, intervention programs aimed at the positive development of adolescents have been being developed; in these programs, adolescents are seen as individuals whose strengths can be stimulated and enhanced. This study aims at assessing the effectiveness of the intervention program “Desafio: Ser+” for the positive development of adolescents, analyzing its impact on self-esteem, self-concept, psychological well-being and life satisfaction. A second goal is related to the qualitative and quantitative evaluation performed by the participants in the session‟s program, particularly, and in the intervention program as a whole. The intervention program involved all 9th-grade students of an education institution (N = 104). Results reveal an increase in the levels of self-esteem, self-concept, psychological well-being and life satisfaction after the implementation of the intervention program in the experimental group. However, this growth was also detected in the comparison group and some explanatory hypotheses are suggested. It is also possible to establish a link between the evaluation moment (pre and post-test) and the group (experimental and comparison groups); this interaction is marginally significant in what concerns life satisfaction and it should be noted that, in this domain, the experimental group experienced greater change from the pre-test moment to the after-test period. Regarding qualitative and quantitative evaluation of the sessions and the program by the participants, the result was positive. One can conclude that adolescents have benefitted from the intervention program, developing meaningful learning. Based on the results, a reflection on the contribution of this program towards positive development and clinical practice is presented.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de
Contributor(s) Universidade do Minho
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