Document details

SI2ME: um serviço de informação para o trabalho no binómio monitorização-melhoria, no setor educativo não superior em Portugal

Author(s): Castro, António Torres Barbosa

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/41580

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias


Description

Tese de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação.

A tese apresentada neste projeto advoga que é possível realinhar as TSI presentes no setor educativo não superior para o trabalho no binómio monitorização-melhoria por meio de uma serviço de informação. Desta forma os objetivos traçados, passam por efetuar uma caracterização detalhada de um serviço estratégico, que realinhe o uso das TSI no ensino não superior, para o binómio monitorização-melhoria. Para abordar o problema, o estudo segue uma forma de investigação que privilegia a construção participada de um artefacto. O artefacto é a aqui entendido em sentido amplo como um serviço de informação, que tem a finalidade de realinhar as TSI para os objetivos traçados. O SI2ME recebe a participação quatros fontes principais para a sua construção, a saber; da i) literatura que expõe exemplos ricos dos países desenvolvidos, de um ii) parceiro tecnológico ativo no terreno, de iii) grupos de discussão focalizados realizados em três regiões distintas do país e iv) dos formatos de carga para transporte de informação utilizados no Ministério da Educação. Serviços de informação são serviços que envolvem algum tipo de processamento de informação, são baseados em TI e criam valor para um setor de mercado ou da sociedade. Este é um estudo que atribui maior preponderância aos elementos que permitem a construção do artefacto. O estudo não está focado na percepção do fenómeno mas sim na relevância do tema, na utilidade do serviço e da sua inovação.

This study demonstrates the viability in realign the actuals IST present in educational setor within an information service. Settling this, the defined objectives go into a detailed characterization of such strategic service. The study follows a methodology that privileges the construction of an artifact. Artifact is herein understood in a broad sense as an information service. The SI2ME includes 4 main sources: 1) literature revision with rich examples regarding what is happening in developed countries 2) Active technological partner in the field; 3 – discussion groups focused in 3 different regions within the country; 4) formats to charge information regarding transport based on the Education Statistics National Office and through the support of technical manuals received. Information services are information technology (IT) based services that perform functions involving some form of information processing that is of some value in a market or society sector. Such information service doesn’t aim at solving an already perceived problem. It aims at constituting an organizational leap, taking advantage of state-of-the-art technology (information technology) and concepts from service science, engineering and management. The project will focus on one specific sector of PI: public secondary schools.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, Delfina de Sá
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo