Document details

A formação de professores em tecnologias de informação e comunicação como promotora da mudança em educação

Author(s): Machado, Maria José Alves da Silva

Date: 2001

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5732

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371.13; 371.333


Description

Tese de doutoramento estudos da criança

Esta dissertação aborda a problemática da mudança em educação do ponto de vista da formação dos professores e analisa de modo especial o papel, nesse processo, da formação em tecnologias de informação e comunicação. Neste estudo, seguindo um metodologia qualitativa de investigação, através de uma estratégia de estudo de caso múltiplos, analisaram-se diferentes formas de formação ligadas às TIC. No primeiro caso começou põe se determinar os Perfis Comportamentais de um grupo de professores com o fim de conhecer melhor as suas característica pessoais e consequentemente conhecer algumas componentes a introduzir na formação. Seguidamente estudou-se a influência que exerceu sobre estes professores um curso de formação pós-graduada (CESE) com especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação, refletindo sobre as características do curso que realmente influenciaram os comportamentos do grupo de professores estudado. Num segundo caso estudamos um outro grupo de professores, desta vez provenientes de diferentes países da Europa, que obtiveram formação pelo facto de se encontratrem envolvidos num projecto internacional. Este grupo constitui-se como uma cominidade de aprendizagem on line, recorrendo à utilização de ferramentas colaborativas disponíveis na Internet e portanto a metodologias de aprendizagem colaborativa, trnasformando-se em agentes de mudança. Nesta dissertação, além da apresentação detalhada dos casos estudados, são sintetizadas as principais questões emergentes da análise efectuada após o que se sugerem novas modalidades de formação recorrendo a cursos de Ensino à Distância online baseado na WEb. Aí são definidos para estes cursos objectivos, estratégias e metodologias que conduzam À obtenção de competências pelos alunos que os levam a ser efectivos agentes de mudança nos seus locais de trabalho.

This dissertion studies lhe issues of change in education from lhe point of view of teacher training ADN, in particular, analyses lhe role o information ADN communication technology in such a process. This study, adopted a qualitative research methodology, through a case study approach. Two case studies were carried out involving different forms of training. In those two cases the training was mainly dealing with information and communication technologies, due to their impact in innovation and change. The first case study was carried out with a group of Pre-school and Primary school teachers, studying their behavioral profile in order to acquire information about some ways of developing skills related with innovation and change. Afterwards we investigated the same group of teachers, after attending a pos-graduated course in information and communication technologies, whose main aim was to provide those teachers with the necessary skills to carry out innovation and change in their schools. The second case study was a completely different group of teachers. They were all university teachers and coming from different countries in Europe. They got together by joing and European Project to build up an Open and Distance Learning (ODL) Course. They had to learn about technologies and for that purpose they used the collaborative tools available in Internet. The main aim of this study was to acquire information about collaborative learning and the way and online learning community works. After the analysis, these two case studies provided rich information about a face to face training situation and about collaborative learning in a context of an onine learning community. This research also provide information about the way those teachers in different situations became innovators and changing agents in their working environments. Building on tehse findings a new approach to training is suggested, supported by a ODL Web Based Course. The aims, strategies and context are designed in such a way that enables the development of the necessary skills to promote change in teaching.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freitas, Cândido Varela de, 1936-
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo