Document details

Tecnologias de streaming em contextos de aprendizagem

Author(s): Adão, Carlos Manuel Cunha de Jesus

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6400

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Streaming; e-learning; Synchronized streaming media; 37.018.43


Description

Mestrado Sistemas de Informação

As instituições de ensino, nomeadamente no ensino superior, atravessam uma fase de adaptação à cultura tecnológica dos alunos, que, nos últimos anos, tem vindo a sofrer alterações num ritmo elevado, introduzindo novas necessidades, o que justifica uma observação atenta e pode sugerir alterações às metodologias no sentido da sua melhor adequação aos novos paradigmas de aprendizagem. A crescente utilização de tecnologias de streaming e o potencial impacto que parecem introduzir na flexibilidade do processo de aprendizagem, pode contribuir para a inovação nos conteúdos e, onsequentemente, nas actividades propostas, cuja necessidade de mudança deriva dos novos contextos tecnológicos em que os alunos estão inseridos. Este trabalho propõe a utilização e validação de elementos multimédia sincronizados, distribuídos em streaming, como suporte a actividades em novos contextos de aprendizagem, quer para apoio a momentos de aprendizagem não presencial, quer em actividades presenciais. A metodologia proposta tem como objectivo a criação e distribuição de conteúdos eficazes, de forma segura, num processo de aprendizagem distribuído e com públicoalvo heterogéneo, adequados às novas necessidades dos alunos e sem motivar choques culturais. A aplicação desta metodologia nos casos realizados, permitiu registar um enorme entusiasmo dos alunos e a manifestação do seu interesse em intensificar a utilização do formato proposto, alargando-o a outras disciplinas.

The education institutions, particularly in higher education, are in an adaptation phase to the technological culture of the students, which in the last years has rapidly changed, introducing new requirements. This cultural change recommends a close observation of this phenomenon and can suggest some methodology adaptations to best fit the new learning paradigms. The increasing use of streaming technologies and the potential impact they seem to have in the learning process’s flexibility, can contribute to the innovation of pedagogical activities and learning contents, whose need for change is demanded by the student’s new technological context. This work propose the use and validation of synchronized media elements, delivered using streaming technologies, as a support to classroom and elearning activities in the new learning contexts. The methodology proposed within this project intends to guide the development and safe delivery of effective learning contents, in a distributed learning environment, to heterogeneous classes with new requirements, avoiding cultural conflicts. The use of this methodology in the accomplished experiences, showed a huge enthusiasm and adhesion of the students, which are looking forward for the methodology to be widen to other courses.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Henrique Dinis dos
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents