Document details

Livros infantis sem textos: dos pré-livros aos livros ilustrados

Author(s): Domiciano, Cassia Leticia Carrara

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8528

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Design gráfico editorial; Livros sem texto; Pré-livros; Livros ilustrados; Editorial graphic design; Wordless books; Prebooks; Illustrated books; 82-93; 655.533


Description

Tese de Doutoramento em Estudos da Criança - Área de Conhecimento em Comunicação Visual e Expressão Plástica

Ao experimentar idéias e materiais na criação de livros infantis sem textos e prélivros, junto aos alunos do curso de Design de uma universidade pública brasileira, nasceu o desejo de saber mais sobre crianças e livros. Esta investigação dá continuidade às pesquisas realizadas por nós até aqui. Inicialmente, uma verificação bibliográfica e a construção de argumentação teórica sobre a relação criança, livro e design foram necessárias. Posteriormente, buscamos analisar livros sem texto - sua linguagem, criação e produção - e verificar junto ao público infantil o processo de interação das crianças com os mesmos. Meninas e meninos em idade préescolar foram observados em dois países “irmãos” – Brasil e Portugal. Seguem-se neste relatório o levantamento teórico, a descrição, a aplicação metodológica e os resultados obtidos na investigação realizada.

While trying out ideas and materials in the creation of children´s wordless books and prebooks, with the student’s course design in a Brazilian public university, were born the desire to know more about children and books. This investigation gives continuity to research conducted by us until now. Initially, a bibliographical verification and the construction of theoretical argument about the relation child, book and design were necessary. Subsequently, we seek review wordless books - its language, creation and production - and check with the infantile public the process of interaction of children with the same ones. Boys and girls in preschool age were observed in two countries "brothers" - Brazil and Portugal. Here are in this report the theoretical survey, description, implementation methodological application and results in the investigation.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coquet, Eduarda
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents