Document details

Educação para a cidadania no 1º CEB num agrupamento de escolas

Author(s): Jardim, Maria Cândida Pereira Neves

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1092

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação para a cidadania; Educação das crianças; Desenvolvimento das crianças


Description

Na nossa sociedade e nas nossas escolas estão a intensificar-se a anomia e a normatividade, desigualdades, intolerâncias e fenómenos de violência. A educação para a cidadania aparece nas escolas como uma necessidade para ir além das meras aprendizagens de conteúdos e competências relacionadas com aprender a conhecer e aprender a fazer. Todos sentimos a necessidade de uma educação e formação pessoal e social para todos numa escola em que cada um possa aprender a viver com os outros, aprender a viver com o ambiente, aprender a viver consigo próprio e aprender a ser ou a ir-se tornando ao longo de toda a sua vida. A satisfação destas necessidades básicas de aprendizagem e a preparação para a vida (activa) não têm sido suficientemente desenvolvidas nas nossas escolas, sendo aceite que deverão ser transdisciplinares e transversais. Como se concretiza a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico? É a esta pergunta genérica que pretendemos responder no contexto decorrente da introdução do Decreto-Lei n.º 6/2001, a partir da análise de Projectos Curriculares de Turma e de Registos Diários das Actividades da Turma de um Agrupamento de Escolas. ABSTRACT: In our society and schools there is an intense growth of injustice, rules, desequility, intolerance and violent phenomenons. Citizenship education emerges in schooling as a necessity apart from learning matter and the knowhow skills. We all feel the need of a personal and social education for all in school in which each and everyone can learn to live with others, learn to live with the environment, learn to live with themselves and learn to be or become thought out their life. The satisfying basic learning needs and the preparation for (an active) life have not been developed in our schools, in transdisciplinary and transversal. What citizenship do we want in primary education? It is the answer to this question that we intend to answer in the analysis of School and Class Projects in Portugal

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents