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Gestão do conhecimento para a inovação : estudo comparativo de três empresas portuguesas

Author(s): Pita, Mariana Topete de Oliveira

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1689

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão do conhecimento; Gestão estratégica; Telecomunicações; Inovação tecnológica


Description

A presente dissertação tem como objectivo principal responder à questão: Como se faz gestão do conhecimento para a inovação no sector das telecomunicações? O presente trabalho apresenta-se dividido em duas partes. Após a revisão da literatura relevante efectuada na primeira parte da dissertação acerca da temática em estudo, na segunda parte faz-se a ligação entre a teoria da gestão do conhecimento e a inovação e desenvolve-se um modelo conceptual de gestão do conhecimento para a inovação no sector das telecomunicações, baseado em três componentes principais: Processos, Pessoas e Tecnologias, contextualizadas com Influências de Gestão, de Recursos e de Ambiente. O modelo conceptual é verificado empiricamente, através de um estudo de caso múltiplo realizado em três empresas portuguesas pertencentes ao sector das telecomunicações. Na sequência da verificação do modelo conceptual, os resultados empíricos indicam, entre outros: a) O modelo conceptual de gestão do conhecimento para a inovação aplica-se às três empresas, mas as variáveis associadas aparecem com peso/importância diferente nas respectivas empresas, reflectindo as suas especificidades; b) Existência de práticas de gestão eficazes que podem ser partilhadas e aplicadas noutras empresas. Considera-se que o modelo de gestão do conhecimento para a inovação sugerido na presente dissertação pode servir de ponto de partida para a realização de estudos semelhantes, na indústria das telecomunicações, recorrendo quer a abordagens qualitativas, quer a abordagens quantitativas. ABSTRACT: To present dissertation has as main objective answer to the question: How it is made knowledge management for the innovation in the telecommunications sector? The present work is presented divided in two parts. After a review of the relevant literature made in the first part of the dissertation concerning the theme in study, in the second part it is made the linkage between the theory of the knowledge management and the innovation and it is developed a conceptual framework of knowledge management for the innovation in the telecommunications sector, based on three main components: Processes, People and Technologies, integrated with Managerial Influences, Resources Influences and Environmental Influences. The presented framework is verified empirically, through a multiple case study performed in three portuguese companies belonging to the telecommunications sector. In the sequence of the verification of the conceptual framework, the empiric results provided, among others: a) The conceptual framework of knowledge management for the innovation is applied in the three companies, but the associated variables appear with different weight / impact in the respective companies, reflecting their specificities; b) Existence of management best practices that can be shared and applied in other companies. It is considered that the framework of knowledge management for the innovation proposed in the present dissertation can serve as starting point for the accomplishment of similar studies, in the telecommunications industry, appealing to qualitative or quantitative approaches.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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