Document details

Competitividade sustentável : ferramentas de gestão

Author(s): Paulo, Sérgio Nuno Neves Duarte

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1857

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão industrial; Estratégia empresarial; Avaliação de desempenho; Desenvolvimento sustentável; Responsabilidade social das empresas


Description

O presente trabalho pretende contribuir com um par de ferramentas que auxiliam a gestão de uma empresa a tomar decisões mais responsáveis a nível económico, ambiental e social (que são os três pilares do desenvolvimento sustentável). Considerando o desenvolvimento sustentável um paradigma de gestão, tornase fundamental inclui-lo em qualquer estratégia empresarial. Todas as empresas, a médio e longo prazo, têm de incorporar nos seus modelos de gestão, ferramentas que permitam, dos dados recolhidos, gerar informação relevante, para alcançar a competitividade sustentável. A primeira ferramenta “Sustainable Development Scorecard”, de carácter original pretende ser, apenas, um contributo prático, na organização e categorização dos indicadores relevantes, para a avaliação do desempenho da empresa, nomeadamente ao nível do desenvolvimento sustentável. A segunda ferramenta, com base na teoria da análise de atribuição, da área da ecologia industrial é apresentada e desenvolvida, considerando o seu interesse específico para a gestão. A partir da análise de atribuição foram desenvolvidas e utilizadas duas ferramentas específicas, de efeitos ambientais a curto-prazo, para atribuir as intervenções ambientais de um sistema económico aos seus subsistemas e produtos. Na aplicação da ferramenta aos produtos, surge o chamado Problema da Alocação, que é apresentado e resolvido em detalhe. A aplicação prática destas ferramentas é ilustrada recorrendo a um caso de estudo da empresa ROCA S.A., utilizando a sua cadeia de abastecimento. A resolução dos problemas resultantes dessa aplicação permitiu validar os resultados em termos de significado físico e económico, evidenciando, assim, uma contribuição original para a utilização real e prática da teoria da análise de atribuição. É, neste contexto de competitividade sustentável que surge este trabalho, colocando em especial evidência o equilíbrio ambiental e económico na gestão, para se atingir uma vantagem competitiva neste mercado global, dinâmico e exigente.

The present work intends to contribute with a pair of tools that supports the company management to make decisions more responsible in environmental, economical and social terms, which are the three pillars of sustainable development. Considering Sustainable Development a paradigm of management, it becomes mandatory to include it in the corporate strategy through the introduction, in the medium and long term, of management models and tools that are able to extract from the collected data relevant information for sustainable competitiveness. The first tool, the “Sustainable Development Scorecard”, is a practical contribute to the organization and categorization of indicators to evaluate the company performance in various aspects but mainly in the sustainable development area. The second tool applies and further develops the Analysis of Attribution theory of Industrial Ecology, in view of its potential interest to companies’ management towards sustainable competitiveness. Specifically, two subtools are developed, that attribute short-term environmental interventions of an economical system (p.e., the supply chain of a company) to any of its, respectively, subsystems and output products. In the scope of the application of the second subtool, the critical “Allocation Problem” is treated with the due detail and fully solved out. The construction and practical application of both tools is illustrated and validated, both in economical and physical terms, in the case-study of a real medium sized system consisting of a part of the Supply Chain of ROCA, S.A.. Summing-up, this work makes an original contribute to balance the environmental and economical aspects in management, in order that companies may achieve a competitive advantage in the global, dynamic and demanding market of now a days.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents