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Riscos de exposição de frentes urbanas para diferentes intervenções de defesa costeira

Author(s): Coelho, Carlos Daniel Borges

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2405

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Zonas costeiras; Zonas costeiras; Planeamento urbano; Gestão de zonas costeiras


Description

Esta dissertação aborda um tema que frequentemente é referido na comunicação social durante os Invernos Portugueses… a dinâmica do litoral costeiro e em particular, a sua erosão. Este fenómeno pode causar avultados prejuízos, com particular incidência nas frentes urbanas, colocando em risco pessoas e bens e gerando por isso atenções especiais. Para minorar os efeitos da natural dinâmica das zonas costeiras é necessário compreender os diversos processos envolvidos. A classificação da costa em termos de vulnerabilidades e riscos só será possível quando a capacidade de previsão for melhorada. Nessa altura os meios de planeamento terão também a sua missão facilitada. Assim, são caracterizadas as acções que se relacionam com o evoluir dos sistemas costeiros. As acções naturais, como as marés, os ventos e a agitação marítima são avaliadas em detalhe. O Homem é também interveniente activo nos processos costeiros, podendo referir-se a construção de aproveitamentos hidráulicos que enfraquecem o fornecimento de sedimentos ao meio costeiro, as dragagens em canais de navegação, a extracção de areias e a urbanização sobre sistemas dunares, com consequências no litoral. Os processos de transporte sedimentar são resultado das acções referidas. O transporte sólido longitudinal divide-se em partículas transportadas por arrastamento junto ao fundo e por sedimentos em suspensão, ambas de difícil quantificação. A avaliação do comportamento dos perfis transversais de praia está também relacionada com o transporte. Os modelos de configuração de linha de costa pretendem projectar a posição futura da zona litoral. Face ao conhecimento actual, essa previsão é difícil. O desenvolvimento de um modelo próprio pretende ser uma aproximação de resultados a valores mais fiáveis, testando a sensibilidade e o comportamento de diversos parâmetros importantes na dinâmica costeira. Numerosas aplicações à região costeira a Sul da barra de Aveiro demonstram as dificuldades sentidas actualmente, permitindo algumas conclusões. O volume sólido disponível na região é actualmente deficitário em relação às capacidades de transporte, sendo previsível o agravar de situações de erosão. A definição de uma metodologia eficaz de classificação de vulnerabilidades e riscos em zonas costeiras é ainda limitada, sendo este trabalho um contributo na obtenção desses objectivos.

This dissertation approach is based on a theme which is often referred by the media during the Portuguese winter time events… the coastal littoral dynamics and, particularly, its erosion processes. This phenomenon may cause serious damage, especially in the urban fronts, jeopardizing people and assets, and therefore generating special attention. To diminish the effects of the coastal areas’ natural dynamics it is necessary to understand the various processes involved. The classification of the coast in terms of vulnerability and risk will only be possible when the foresight ability is improved. In this way, then, the planning and decision making processes will have its mission made easier. Hence, the actions related to the evolution of coastal systems are characterized. Natural actions, such as tides, winds and sea agitation are evaluated in detail. Mankind is also an active participant in coastal processes and we could mention the construction of hydraulic dams that weaken the sediments supply to the coastal environment, the dredging in navigation channels, the sand extractions and the urbanization on dune systems, with consequences on the littoral. The sediment transport processes are the result of the actions mentioned above. The longitudinal sediment transport divides itself in particles transported by dragging near the bottom and suspending sediments, both difficult to quantify. The evaluation of beach cross-shore profiles’ behaviour is also related with the transport. The models of coastal line configuration claim to plan the future position of the littoral area. In view of current knowledge, that foresight is difficult. The development of a proper model wishes to be a result approximation to more trustworthy values, testing the sensitivity and behaviour of several important parameters in coastal dynamics. Some conclusions are drawn after numerous applications to the coastal region south of Aveiro inlet demonstrate the difficulties felt nowadays. The sediment volume available in the area is currently deficient when related to the transport capacity, and it is predictable that the erosion situations will be further aggravated. The definition of an effective vulnerability and risk classification methodology is still limited and requires all the possible inputs. This project is a contribution in pursuing such purposes.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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